Ascensão e queda da voz do povo

Um personagem foi fundamental em 2006 para os festivais de música. Só para citar, o Abril pro Rock e o Coquetel Molotov tiveram parte da programação influenciada pelo Orkut. De repente, parece que um pilar essencial crescia na cadeia da música para representar a voz do povo. Mas do mesmo jeito que veio rápido, a tendência do site virar um espaço chato para propaganda do tipo “emagreça dormindo”, também fez com que ele fosse embora rápido.

Mas a fórmula não deu certo por outro motivo. “O povo”, no sentido genérico, mostrou que é mais de falar que de fazer. A banda Iupi teve mais comentários no Orkut que público no Show. O gaúcho Júpiter Maçã, que também veio a pedidos, não segurou boa parte de quem foi assistir ao Coquetel. Foram embora antes – ou até durante – a apresentação dele. Resta saber se, em 2007, a Internet vai conseguir alguma nova maneira de interagir com os eventos de música.

Fevereiro
A produção do Porto Musical se reúne esta semana no Rio de Janeiro para definir a programação de artistas que se apresentam no evento. E quem chega ao Recife é Gutie, já com alguns nomes certos para a próxima edição do Rec Beat. As novidades começam a aparecer no fim deste mês.

Fim de ano
Programação esquisita, essa dos shows. Esquisita por ser boa, mas porque ter Del Rey e Los Sebozos Postisos quando Mombojó, China e Nação Zumbi – os originais dessa história – estão cheios de ótimos trabalhos novos para mostrar? Acaba sendo valorizado Roberto Carlos e Jorge Ben, mais que o repertório local.

Grito Rock
No último Goiania Noise Festival a Associação Brasileira de Festivais Independentes (Abrafin) decidiu dar um exemplo da sua força. Preparou para fevereiro o Grito Rock, um festival que vai acontecer simultaneamente em 12 cidades do Brasil. Recife não apenas está dentro, como deve ser o centro disso na Feira da Música de 2007.

Post a comment

You may use the following HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>