Pop up!

Se depender de “Get Behind Me Satan”, quarto disco do White Stripes, podem começar a institucionalizar o fim do baixo, instrumento que não faz mais a menor falta na química da dupla. Os irmãos Jack e Meg White fizeram uma trajetória curtíssima do primitivo “De Stijl” ao excelente “Elephant”, mas chegam agora ao exagero do primoroso nesse, que vem para lavar a alma dos lançamentos “mais ou menos” que chegavam nas prateleiras.

Apesar de toda atmosfera macabra na identidade visual do CD, “Get Behind Me Satan” é, na verdade, uma referência bíblica ao popular “vade retro”. Frase que Jack White grita repetidamente, competindo com os pratos da bateria da irmã em “Blue Orchid”, primeira música de trabalho e o único hit de festa que o disco traz. Quem procurava a bandas apenas atrás desse lado mais farofa, pode se decepcionar, mas a identidade das músicas é muito mais calma.

A partir de “The Nurse”, impera um White Stripes mais contido, em muitos momentos com mais importância para o teclado que na guitarra. É inevitável não pensar num clima de garagem presente no disco em faixas como “Little Ghost” e “Instinct Blues”. Por sinal, a assinatura da produção do disco é do próprio Jack White, feito inédito já que poucas bandas conseguem chegar no quinto disco com tanto sucesso garantido e, ainda assim, continuar lançado por um selo.

Diz o boato que Jack White quer, com esse disco, marcar uma nova fase. O “vade retro” é para a época onde ele quase deformou a cara de outro músico durante uma briga. Se não conseguir lavar a alma no pessoal, “Get Behind Me Satan” com certeza pode ser visto como um ponto de virada para a banda. White Stripes não traz mais do mesmo, coloca o prestígio em risco para lançar no mercado um trabalho mais autoral.

E sai bem-sucedido. Com menos de um mês nas lojas, o CD já ganhou disco de ouro em vendas e, se manter o rimo, deve chegar na platina com menos de um semestre. A banda pode dar um tempo no repertório das festas, mas consegue ganhar um público bem mais importante, aquele que prefere comprar o original que baixar a música pela Internet.

Publicado originalmente em 06.07.05

Random Posts

  • Pandora no Hako « Pop up!

    May 05, 2007 3 Comentários Na segunda rodada de shows, ficou claro que este ano o Mada perdeu alguma coisa. […]

  • Indústria – Pop up!

    Entre os anos de 2005 e 2007 eu fiz um mestrado em comunicação na Universidade Federal de Pernambuco. O título […]

  • Miike Snow « Pop up!

    Aug 25, 2010 6 Comentários Só para dar um fechamento a todo esse papo sobre crowdfounding dos últimos dois posts. […]

  • Nine Inch Nails – With Teeth « Pop up!

    Poucas bandas têm a competência do Nine Inch Nails para soar depressiva sem que o som pareça rasteiro ou bobo. […]