Pop up!

Fevereiro 5, 2006 | Author: Bruno Nogueira | Arquivar em: Discos

Mais complicado que a imagem classe média alta de Dinho Ouro Preto numa banda punk, é sua voz recheada de timbres cariocas.

Não é difícil imaginar que o Capital Inicial e o Legião Urbana nasceram de uma banda de punk rock. Os três acordes clássicos foram escola de quase todo bom músico de rock no País (e fora dele). Difícil é pensar que a primeira ramificação, hoje linha de frente do pop nacional, consiga fazer o caminho contrário. Mas a MTV, campeã em fazer o que não deve, decidiu testar. Lança em CD e DVD “Aborto Elétrico”, com o Capital Inicial cantando as músicas que despontou a cena de Brasília.

O começo assusta. Tem até a contagem clássica “1, 2, 3, 4”, chamando para “Tédio (com um T bem grande pra você)” e, por breves dois minutos e 20 segundos, chega a dar idéia de que a voz puxada e já caracterizada de Dinho Ouro Preto vai dar espaço para a música rápida. Explicando, a vertente “Capital” do Aborto Elétrico eram a bateria e baixo dos irmãos Fê e Flávio Lemos. Talvez pelo excesso de músicas inéditas, o resultado final acaba lembrando a mesma banda na sua época pré-acústico.

Existe uma produção e cuidado audível no novo “aborto elétrico” que simplesmente não combinam com esse tipo de música. Um tratamento pop para a música punk. Opções equivocadas, como gravar a primeira música de Renato Russo, “Benzina”, totalmente instrumental. A letra dizia “não quero cocaína, não quero benzedrina, não quero heroína, vou cheirar benzina”. Mas o aborto da MTV é politicamente correto.

Pelas nove faixas que não são inéditas, só o projeto de um registro do Aborto Elétrico já seria suficiente para ser louvável. Funcionaria melhor, entretanto, com as atuais bandas da cena punk de Brasília prestando a homenagem. É verdade que não chamaria tanta atenção quanto ter a imagem bem comportada do Capital Inicial na capa do disco, mas ao menos teria sido mais merecido. Pelas outras nove, as inéditas, fica uma lembrança que Dinho Ouro Preto & Cia já foram menos melosos. Seriam mais que bem-vindos a voltar essa época.

Publicado originalmente em 08.11.05

top_article_div-3877442

Random Posts

  • Page 196 — Pop up!

    Da coluna Ressaca. Publicada no site Giro Cultural É difícil hoje alguém montar a banda pela iniciativa estética. Trabalhar acordes, […]

  • Pop up!

    29 Abril, 2007 29 Abril, 2007 29 Abril, 2007 26 Abril, 2007 25 Abril, 2007 24 Abril, 2007 21 Abril, […]

  • Goiânia Noise 2007 « Pop up!

    Saiu ontem a programação oficial! Mas eu tava doente, de cama, completamente fudido, por isso só to coloando aqui agora. […]

  • Mais indie hits – Pop up!

    Mais indie hits 14Nov2008 Seção: Blog Por: Bruno Nogueira Só para deixar com um pouquinho mais de vontade de ouvir […]