Academia x Realidade – Pop up!

Academia x Realidade

7Jun2007 Seção: Coluna Por: Bruno Nogueira

Às vezes espanta comprovar como a academia é realmente distante do mundo real. Durante o último fim de semana acompanhei um encontro na Universidade Federal da Bahia que rendeu algumas pérolas que merecem destaque. Frases do tipo “a gravadora Sony/BMG”, quando a última foi comprada pela Universal mês retrasado; “o Creative Commons é um site”, sobre a ONG; “sem o Ecad o músico NÃO recebe o dinheiro”; e “o DRM não faz diferença”, sobre a licença de música digital que chega a proibir que você escute um um disco do Gorillaz ou Marisa Monte.

Mas o mais espantoso foi participar de um grupo sobre “novas tecnologias da indústria fonográfica” onde ninguém presente conhecia o LastFM. Serviço online que há cinco anos já revoluciona o conceito de rádio na Internet, recentemente comprado pela gigante da comunicação CBS e com uma filial funcionando no Brasil. Enquanto a falsa idéia de uma “crise na música” (falsa porque ninguém parou de ouvir música, e sim passou a ouvir mais) divertir essas pessoas, os debates devem continuar nesse clima atrasado.

Crise?
Indústria significa processo. As grandes gravadoras estão em crise, mas elas não são a indústria, e sim parte desse processo. Se a Sony deixar de existir hoje, ninguém vai deixar de ouvir nenhum de seus artistas. Se uma nova banda surge amanhã, não precisará da Sony para ser ouvida. Acreditar que existe uma crise geral é tão perigoso quanto afirmar isso.

Casa Nova
A Nação Zumbi saiu definitivamente da gravadora Trama e agora faz parte do cast de artistas da Deckdisc. É a mesma gravadora da Pitty, Cachorro Grande, Matanza, Dead Fish, Gram e Ratos de Porão. O novo disco da Nação deve sair em outubro e quem está cotado para produzir é Mário Caldato, que já assinou trabalhos do Beastie Boys e Beck.

Internet
O MySpace tá cheio de boas bandas pernambucanas que ainda não estão no circuito de shows. Quem estiver disposto a conhecer, vale a pena visitar os endereços do Pescosso Colorido, Bantorra e Electrozion. As duas primeiras são de rap, a terceira, como o nome já dá a dica, é uma mistura de reggae, dub e samplers que é bem curiosa.

Popularity: 10% [?]

  • Tags: academia, bandas novas, Cachorro Grande, crise, Dead Fish, deckdisc, Gram, gravadoras, lastfm, mario-caldato, Matanza, myspace, Nação Zumbi, Pitty, produção, Trama

Random Posts

  • Pop up! » Especial

    Primeira noite Alguém ai falou em momento histórico? Shows e produção impecáveis na noite de abertura dos 15 anos do […]

  • O fim de uma era – Pop up!

    O fim de uma era 27Aug2008 Seção: Blog Por: Bruno Nogueira A notícia inacreditável do dia: George Frizzo mandou um […]

  • Pop up!

    29 Abril, 2007 29 Abril, 2007 29 Abril, 2007 26 Abril, 2007 25 Abril, 2007 24 Abril, 2007 21 Abril, […]

  • Parafusa « Pop up!

    Dec 04, 2008 11 Comentários topsyWidgetPreload({ “url”: “http%3A%2F%2Fwww.popup.mus.br%2F2008%2F12%2F04%2Fdisco-branco-so-que-preto%2F”, “style”: “big”, “title”: “Disco branco… só que preto” }); Quando o produtor […]