Efeito Arco-Íris – Pop up!

Considerando o sucesso da iniciativa da banda Radiohead, a conseqüência foi quase inevitável. Nos últimos três meses que seguiram o lançamento online do disco “In Rainbows”, uma enxurrada de artistas decidiu seguir o mesmo caminho e disponibilizar seus discos para que o fã decidisse o preço – ou nem isso, pegasse tudo logo de graça. O caso mais recente foi o Nine Inch Nails que decidiu não vender o disco, mas oferecer um link para download direto.

Ao contrário do Radiohead, que é só sorriso, até agora quem decidiu seguir o caminho devolveu apenas reclamações. O motivo é tão óbvio que não merecia sequer explicação. Cada caso é um caso e da mesma forma que um artista não vende a mesma quantidade de discos que o outro, nem todos vão ter o mesmo resultado ao experimentar as novidades da Internet. A própria banda inglesa pivô da situação já decidiu lançar um disco físico que, por sinal, já esgotou nas prateleiras.

O mais impressionante é a postura de tédio que o mercado de música brasileiro tem em relação a tudo isso. O ano de 2008 começa morno, com o primeiro trimestre fechando sem nenhum lançamento mais relevante do que a parceria entre Bethânia e Omara Portuondo. No lugar de pressa e vontade de experimentar, caminhamos com calma e sem novidades. As pesquisas de vendas do mercado digital começam a representar mais exceções que bons modelos de mercado.

Internacional
A turnê que a contora francesa Lisa Li-Lund faz pelo Brasil – produzida pelo coletivo Coquetel Molotov – acaba de ganhar uma parada no Recife, graças a parceria com o consulado francês e a prefeitura. Ela se apresenta aqui no dia 4 de abril. As referências no som folk vão do Velvet Underground à Sonic Youth, passando por extremos de covers que ela faz de Justin Timberlake. Para conhecer sua música só basta acessar o www.myspace.com/lisalilund

Pelada
Uma das extravagâncias – e essa é uma leve, consdirando o histórico de uma banda que viaja pilotando o próprio avião – do Iron Maiden durante a turnê do Brasil foi participar de um amistoso de futebol. O time adversário era formado por parte do Sepultura (Derrick e Andreas Kisser), junto com funcionários da EMI e outros fãs da banda escolhidas pelo MySpace. O Iron ganhou, por sinal.

Lançamento
Erasto Vasconcelos lança disco novo “Estrela Brilhante”, na quinta-feira com um pocket show na loja Passa Disco. Gravado com incentivo do Funcultura, ele reúne 15 faixas inéditas de autoria de Erasto. É uma homenagem ao Maracatu do Baque Virado e ao mestre Veludinho, que, segundo o compositor, “foi a vida toda um tambor forte”.

  • No arco-íris Muita calma nessa hora. Respira fundo, porque em 10 dias você terá encontrado o pote de ouro no fim do arco-íris. Na virada da madrugada entre o domingo e segunda 1 de outubro (tipo, agora) o site do Radiohead foi atualizado. Lá, Jonny, o guitarrista, deixa um recado angustiante…
  • Efeito HamsterTem muita gente em Olinda. É o terceiro dia do Carnaval, mas pela quantidade de vezes que tive que ouvir a marcha de Vassourinhas, parece que já dura dois meses. Foram exatas 32 vezes. Em certo momentos, no espaço de uma hora, chegou a tocar 10 vezes seguidas. E com…
  • É você quem sabeDizem que as principais mudanças na forma como consumimos música só acontece quando os grandes jogadores (as gravadoras multinacionais, bandas de alcance internacional, etc) entram no páreo. E, nesse jogo, a banda inglesa Radiohead é um dos grandes artilheiros, desde que deixou “vazar sem querer” o “Kid A”, primeiro disco…
  • Radiohead – In Rainbows Já se passaram dez dias que a banda inglesa Radiohead lançou seu sétimo disco “In Rainbows”. O trabalho não era aguardado (a três anos) apenas pelos fãs, mas também por todos que acompanham, de alguma forma, o processo como nós consumimos música. Desde o álbum “Kid A”, o primeiro…
  • Números para quem precisa O Ibope divulgou semana passada uma pesquisa realizada em julho sobre o perfil do internauta no Brasil. Surpreendentemente, passamos mais tempo conectados em casa que os Estados Unidos (segundo lugar) e que o Japão (terceiro). Basta somar 1+1 com outra pesquisa, esta realizada pelo Ipea, que diz que, no…
  • Os Haxixins Lembro que durante o show dos Haxixins (SP) no último Goiânia Noise, Guimoura chegou a perguntar “São Os Impossíveis?”, referente ao antigo desenho animado. A banda mod não apenas se veste, mas parece ter sido retirada de um brechó da rua Augusta. Arriscaria até que o tom da pele…
  • Causa e consequênciaEscuta essa. Aproveitei uma viagem que fiz semana passada para visitar uma das maiores gravadoras independentes do país. Conversa vai, conversa vêm, eles revelam que estavam bem interessados em contratar pelo menos duas bandas de Pernambuco. Pensou que era uma boa notícia? Nem é, porque isso não deve mais acontecer….
  • O Papa quer ser PopJoseph Ratzinger ainda estava se acostumando a ser chamado de Bento XVI, quando na ocasião de sua primeira saída do Vaticano decidiu aparecer num show. Sim, desses de música mesmo. Foi na cidade alemã de Colónia e sua produção teve a feliz idéia de contratar um artista moderno – será…
  • Exagero e inocênciaNunca uma banda foi tão injustamente celebrada. No último sábado, mais de um milhão de pessoas se reuniram na praia de Copacabana com uma estranha expectativa de ver o show dos Rolling Stones. Estranha, porque já faz anos que a banda não lança um disco decente. O mais recente, “A…
  • Música Fast FoodDe todos os vícios do novo século, 2006 vai ser marcado principalmente pela pressa. O disco mais esperado do semestre, o primeiro da britânica Arctic Monkeys, não conseguiu completar um mês de sucesso. É a biografia inversa. Antes a carreira começava a contar a partir do primeiro disco, agora ele…

Random Posts

  • Cabaret « Pop up!

    O rock é pura pose. Kurt Cobain de cabelos assanhados quebrando a guitarra, Angus Young sem camisa descendo no sino […]

  • Pop up!

    23 Agosto, 2007 21 Agosto, 2007 21 Agosto, 2007 14 Agosto, 2007 12 Agosto, 2007 11 Agosto, 2007 11 Agosto, […]

  • Mais turnês pelo interior « Pop up!

    Já começou outra turnê da Tronco Produções pelo interior de São Paulo. Lembra, né? Aquela que o Eduardo Ramos falou […]

  • InCité teve Lenine de classe « Pop up!

    Na entrada do Centro de Convenções, às 21h, quando devia estar começando o show de Lenine, a fila para entrar […]