Yamandú Costa – Ao Vivo – Pop up!

Yamandú Costa já disse nessas páginas que “uma hora, todo mundo se cansa da música ruim e vai atrás do que é bom”. Ele não guarda modéstia. Na ocasião, falava de seu show e da recepção cada vez maior que o público tem da música instrumental. Achava tudo muito natural e bem mais forte do que tantos falam por ai. Para não ficar no falatório, ele registrou a prova. Junto com a Biscoito Fino, lança seu primeiro DVD. Essa tal boa música, que um dia todos encontram.

Tente criar a cena. É um show onde o único atrativo visual é o bigode de Yamandú durante uma hora e tantas de exibição no Sesc Pompéia, em São Paulo. Deve ser o projeto de DVD mais arriscado que uma gravadora enfrentou em 2005. Dificuldade que ele supera rápido nas composições próprias, nas versões de Baden Powell, Geraldo Vandré e mesmo nas mais injustas de Caetano Veloso. As sete cordas sempre acompanhada pelo baixo de Tiago do Espírito Santo e bateria de Eduardo Ribeiro.

Não tem como ser chato com a execução de Yamandú. Os pecados ficaram todos do portão para fora, longe das câmeras, talvez no posto de gasolina mais próximo, onde a música ruim saia do som exagerado de algum carro. Tudo está no lugar na Valsa Número 1 de Powell, na Suíte Retratos de Radamés Gnattali e na Disparada de Vandré. Música autêntica, que é construída nos olhos do público. Yamandú faz do som o principal atrativo visual do show. Assim mesmo, invertendo os sentidos de quem experimenta.

Interessante de assistir porque Yamandú, no palco, não é só técnica. Ele brinca com os acordes, faz traquejos latinos quando interpreta “Taquito Militar” e “Nuages”, de Mariano Mores e Django Reinhardt. Aliás, interpreta é a palavra que define melhor a apresentação. O violonista deixa tudo com seu tom, inconfundível e sem comprometer as versões originais. Talvez seus improvisos não passem de técnica, mas se for o caso, ele guarda isso entre um sorriso e outro que dá quando brinca com as músicas.

A produção do DVD acertou na dose servida no menu de extras. Imagens de Yamandú Costa em turnês em várias cidades brasileiras e uma conversa do músico com Hermeto Paschoal na Holanda são o topo da lista. Conta ainda com uma apresentação feita com o parceiro Armandinho em um programa de TV na Bahia e uma passagem por lojas na Espanha, onde ele experimenta vários violões. Além das já esperadas galerias de fotos em shows e na companhia de amigos que só reforçam o talento do músico.

Publicado originalmente em 03.01.2006

  • Ed Motta – Ao VivoPara dar conta da entressafra de lançamentos, a gravadora Trama bolou a idéia de colocar nas lojas a versão CD de alguns DVDs lançados em 2005. O primeiro deles é o “Ao Vivo” do Ed Motta (wiki), gravado no palco Directv Music Hall, casa de shows no bairro da Moema,…
  • Titãs – MTV Ao VivoPróxima semana, o Titãs volta a ser a melhor banda dos últimos tempos do Brasil, quando lança em CD e DVD e programa da MTV o show que fez em Florianópolis, dentro da série “Ao Vivo” da emissora. A mesma que apertou no freio da banda com o projeto “Acústico”,…
  • Gal Costa – HojeOutro resultado positivo do êxodo que os medalhões da MPB estão fazendo para as gravadoras independentes, Gal Costa faz sua entrada com classe e muito estilo em “Hoje”, disco que é lançado este mês pela Trama. Produzido em parceria com Cesar Camargo Mariano, presente também nos teclados, é um disco…
  • Cordel do Fogo Encantado – MTV ApresentaA proposta do projeto MTV Apresenta continua sendo registrar um show desses mais normais, onde o importante fica na relação artista-público. Não tem como ser assim com o Cordel do Fogo Encantado, que lança essa semana em DVD sua participação no projeto. Donos de uma das melhores respostas de público…
  • Entrevista: SimoninhaWilson Simoninha largou a faculdade de Direito já no último período para ser músico. Coisa que não se faz, a menos que você seja filho de um dos maiores talentos dos anos 60 e tenha crescido lado-a-lado com Jorge Ben Jor. Esse cenário é tão favorável na carreira de uma…
  • Morrisey – Live at Earls CourtJá fazem 18 anos que o The Smiths acabou, mesmo tempo que o vocalista e líder Morrissey tem de carreira solo. Números que, mesmo somados, não deixam sua música datada. Um dos últimos representantes vivos e atuantes de uma época onde a afetação e envolvimento eram necessárias para uma boa…
  • Entrevista: Biquini CavadãoCom material suficiente para gravar um novo disco só com inéditas, o Biquini Cavadão decidiu esperar um pouco e, em comemoração aos 20 anos da banda, lançar um “dois em um” de CD e DVD ao vivo. Gravado em dois dias durante o Ceará Music Festival, o show traz um…
  • MTV Apresenta OttoDe braços abertos em pose de cristo, usando uma manta bege, colares e seu tradicional óculos escuros, Otto coloca Pernambuco no mapa do projeto “Apresenta” da MTV. O show-DVD, gravado no Avenida Club, em São Paulo, deve entrar como uma das peças mais ambíguas da carreira do cantor. Ambígua porque…
  • Zezé di Camargo & LucianoZezé di Camargo e Luciano representam hoje um pesadelo da música que todo artista adoraria estar vivendo. Com tiragem média de 20 milhões de discos vendidos, a dupla sertaneja chegou num ponto onde liberdade de criação é uma burocracia desnecessária. Seu novo disco chega num formato totalmente padronizado de harmonias,…
  • Entrevista: SilvérioJogado por cima da mesa levemente desarrumada de Lula Queiroga, o livreto chamou a atenção de Silvério Pessoa, por acaso de passagem na casa do amigo. Cordel de Bráulio Tavares, que também por acaso vem com a história “parece que é rock” encartada sob o título “Cabeça Elétrica, Coração Acústico”….

Random Posts