Festival Mundo 2008: Programação – Pop up!

Outubro vai ser um mês bem movimentado no Nordeste, pontuado pelos festivais DoSol, Boom Bahia e Mundo. O primeiro já divulgou sua programação aqui – com direito a The Donnas e Forgotten Boys – e agora é vez do Festival Mundo, que acontece em João Pessoa, na Paraiba. Dois dias de shows, mas que também inclui debates, exposições de arte e oficinas.

Uma das coisas que mais gostei é que o Festival Mundo repensa um pouco a proposta de maratona de shows. No lugar de 20 bandas se esmagando no tempo para tocar 20 minutos, uma programação mais enxuta traz menos atrações em favor de shows maiores e mais proveitosos. O que também aumenta o mérito de entrar numa escalação.

Ah sim, esse também tem eu! Estarei participando de um dos debates sobre indústria fonográfica. O outro é sobre produção e será com o pessoal do Macaco Bong.

Sem mais delongas:

Sexta – 17/10 – A partir das 19hrs

Macaco Bong | MT
Cabaret | RJ
Calistoga | RN
Sem Horas | PB
Camarones Orquesta Guitarrística | RN
Outona | PB

Sábado – 18/10 – A partir das 19hrs

Cabruêra | PB
Burro Morto | PB
Sweet Fanny Adams | PE
O Garfo | CE
Nublado | PB
Elmo | PB
Cerva Grátis | PB

MOSTRA AUDIOVISUAL

A mostra audiovisual exibirá a evolução do rock em João Pessoa, com documentários e videoclipes de bandas locais, com destaque para o lançamento do primeiro videoclipe da banda paraibana Burro Morto, além de exibição de curtas-metragens.

OFICINAS

Home Studio Data: 18 e 19 de outubro (sábado e domingo) Local: Estúdio 24h (Praça Antenor Navarro – Centro Histórico) Horário: 14h às 18h (carga horária de 8hrs) Conteúdo: Oficina musical básica sobre técnicas de gravação, edição e mixagem em um computador pessoal; noções de hardwares e softwares; pré-produção; dicas e truques.

Inscrições Gratuitas | 10 vagas 

Ministrantes: Leo Marinho, Ruy Neto e Daniel – Sócios do Estúdio 24 (PB). Haley – Técnico do Estúdio Peixe-Boi (PB). (Todos são também músicos e integram a banda Burro Morto – PB).

Produção de videoclipe com baixo orçamento

Data: 14 a 17 de outubro Local: Ksa Rock (R. Duque de Caxias, nº73, Centro) Horário: 15h às 19h (carga horária de 12hrs) Conteúdo: Estética de som/imagem; edição; manejo de equipamento; como trabalhar com baixos orçamentos e, como resultado, início de produção de um vídeo clipe com a turma. Inscrições Gratuitas | 15 vagas 

Ministrante: Carlos Dowling – Cineasta e Presidente da ABD-PB (Associação Brasileira de Documentaristas).

Inscrições para oficinas pelos e-mail festivalmundo@gmail.com até dia 11 de outubro.                                   

DEBATES

I- Profissionalização de bandas no mercado independente

Data: 18 de outubro Local: Intoca (Centro Histórico) Horário: 14h às 16h Vagas: 30

Gratuito

Conteúdo: Explanação e debate sobre o mercado independente e suas tendências; dicas de produção e divulgação para bandas novas; circuito de casas de shows e festivais independentes no Brasil; intercâmbio e troca de experiências; caminhos para sobreviver e crescer no independente, tomando como base a experiência da banda Macaco Bong (MT).

Convidados: Bruno Kayapy, Ynaiã Benthroldo e Ney Hugo – Integrantes da banda Macaco Bong (MT) e fazem parte do Instituto Cultural Espaço Cubo, onde são produtores musicais e co-realizadores de eventos e festivais. Também são militantes da Volume (Voluntários da Música).

II- Rock: contracultura e produto de mercado

Data: 18 de outubro Local: Intoca (Centro Histórico) Horário: 16h às 18h Vagas: 30 vagas

Gratuito

Conteúdo: Pontos de vista sobre o que aconteceu efetivamente nos últimos 10 anos e o que há por vir; Rumos da indústria fonográfica e a produção independente deste gênero de música que revolucionou o mundo.

Convidados: Bruno Nogueira (PE) – Jornalista especializado em crítica cultural e mestre em comunicação social, onde desenvolveu pesquisa sobre indústria fonográfica e internet. Trabalhou na Folha de Pernambuco, Jornal do Comércio e está no Diário de Pernambuco. Colaborou com as revistas Continente Multicultural e Coquetel Molotov e é um dos colaboradores do site RecifeRock. Cobriu alguns dos principais festivais do país. Fez curadoria para o Abril Pro Rock 2008 e para o projeto Pátio do Rock. Foi professor da Faculdade Barros Melo (Aeso). 

Marcus Alves (PB) – Jornalista, Mestre em Comunicação Social e Doutor em Sociologia. Desenvolveu pesquisas sobre a cultura pop/rock do Brasil nos anos 80. Autor do livro “Cultura rock e arte de massa”. É professor da Faculdade IESP, no curso de publicidade e propaganda. Foi professor do curso de extensão sobre “Pop/rock e a cultura brasileira” na faculdade IESP.

  • Festival Mundo 2007 Esse mês tem um monte de festival acontecendo ao mesmo tempo. Além do Coquetel Molotov, em João Pessoa tem o Festival Mundo. O evento começou pequeno, ganhou proporção e, no terceiro ano, será numa área bem grande, no melhor estilo Woodstock. A programação traz, além de shows, palestras e…
  • Festival DoSol 2008: Programação Mais um grande festival que divulga a programação para o segundo semestre. O DoSol, em Natal, terá pela primeira vez uma atração internacional, a banda The Donnas. Eles também trazem pela primeira para o Nordeste o Terminal Guadalupe, que já repeti algumas vezes por aqui o quanto acho uma…
  • Festival DoSol: Programação Completa O Festival DoSol, de Natal, divulgou ontem a programação da segunda edição do evento que, com dois anos, já é o segundo maior de música independente no Rio Grande do Norte e um dos mais importantes no Nordeste. São 39 bandas, num perfil que favorece a produção local de…
  • Aumenta que é Rock 2008: Programação Outubro é o mês do rock em João Pessoa. Além do Festival Mundo, que falei abaixo, também acontece na cidade o Aumenta Que é Rock, festival que nasceu um ano depois, com carona nas datas do DoSol que rola em Natal. Ele junta algumas bandas que tocam por lá…
  • Mundo, Boombahia e DoSol
    Sweet Fanny Adams
    Esse semestre ainda tem Festival Mundo, Boombahia e Festival DoSol no Nordeste. O primeiro na Paraíba, o segundo em Salvador, o terceiro em Natal. Perto de divulgar as programações finais, eles começam a oficializar algumas bandas que vão dar as caras por aqui…
  • Programação do Goiana Noise Festival 2006Divulgado hoje no site oficial do evento mais legal daquele lado do país, comandado pelo Mr. President da Abrafin, Fabrício Nobre (MQN). Três dias de roque duro! Sexta-feira – 24.11 – 18h Black Drawing Chalks (GO) A Confirmar Trissônicos (GO) Montage (CE) Tom Block (RS) A Confirmar Karine Alexandrino (CE)…
  • Por trás de um festival Acabou o Abril Pro Rock 2008, pelo menos até dia 27 quando tem show do Helloween e Gamma Ray. Este ano, pela primeira vez, eu acabei mudando de lado na história. Após ser convidado para fazer curadoria das bandas independentes da programação, acabei me misturando na parte de produção,…
  • Boombahia 2008: Programação Fechando o ciclo dos festivais independentes que acontecem no segundo semestre no Nordeste, o Boombahia divulga a programação de shows. Além das duas noite tradicionais, este ano eles terão a única apresentação que o Mudhoney faz na região e a única apresentação gratuita que os pais do grunge fazem…
  • Mais bastidores do Tim Festival O outro post fez tanto sucesso que vou repetir a dose. De novo, a lista abaixo é um ctrl c / ctrl v do release enviado pela Tim e a Assessoria do festival. Editei apenas para tirar informações repetidas e outras que eram relativo ao show “Montage toca isso,…
  • Começa o Tim Festival Cheguei no Rio de Janeiro Apesar das previsões catastróficas de chuva, a cidade está guardada sob um sol de rachar, com temperatura ultrapassando os 30º. Tive a sorte de encontrar o Mundo Livre S/A ainda no aeroporto do Recife. Eles estavam indo para Santiago, no Chile, se apresentar numa…

Random Posts