Como acabar com uma banda – Pop up!

É simplesmente burrice uma banda como a Eta Carinae anunciar que vai bloquear os downloads de suas músicas na Internet. Ainda por cima com a inocente esperança que, com isso, vão capitalizar com venda de discos. Grupo com menos de dois anos de existência, pouca circulação na cidade (eles próprios reclamam de não tocar), deveriam agradecer aos céus o número louvável de 7600 downloads – quase oito vezes mais que a primeira tiragem do disco – e continuar com a aposta de que mais pessoas vão continuar ouvindo suas músicas.

Agora reclamam de não tocar nem no Abril pro Rock, nem no Recbeat. Na opinião deste colunista, não deveriam tocar mais mesmo, porque além de continuar sem vender o disco – afinal, quem é que compra disco? – vão continuar sem serem ouvidos, porque não podem mais ser encontrados na Internet. Um contra-senso, em plena época que a cadeia produtiva da música está toda migrando para o meio digital. Que sirva pelo menos de exemplo para outras da cidade sobre o que não fazer com a carreira de uma banda.

ATUALIZAÇÃO
Dirceu Melo, fundador e vocalista da Eta Carinae, também concorda que é burrice sair da Internet. E fez questão de ligar para esclarecer que a banda não vai fazer isso. Na verdade, será tirado a opção de pegar o disco inteiro, mas muitas faixas (cerca de 4 ou 5), segundo o músico, vão continuar disponíveis em espaços como o Trama Virtual, MySpace, RecifeRock, entre outros. A idéia é experimentar como o disco se comporta sem essa oportunidade, já que eles alcançaram, na primeira tiragem, cerca de 700 discos vendidos.

Um outro motivo, segundo Dirceu, é o interesse de uma produtora francesa em trabalhar a banda na Europa. Então essa recuada seria uma exigência deles. O que move, então, a crítica feita na coluna, para a própria produtora. A menos que eles pretendam montar uma banca de venda de discos, pedir algo assim a um artista é injusto. Injusto e errado. A carreira de ninguém se prejudicou, até hoje, porque teve suas músicas na Internet.

Falando nisso
A Sony/BMG, segunda maior gravadora do mundo, vai adotar um modelo de trabalho semelhante ao da Trama. Numa declaração este fim de semana, porta-voz da empresa disse que eles não avaliarão mais CDs e demos tradicionais. Apenas artistas com MP3 nos sites www.columbiademos.co.uk e www.rcademos.co.uk, duas redes sociais no estilo do MySpace.

Baião
É fácil perceber porque os 60 anos do baião passaram tão despercebido. Na etapa do forró da Dança dos Famosos, no programa do Faustão, com a rara exceção de uma composição de Dominguinhos, o pé-de-serra era ilustrado para todo o País apenas com músicas do tal “forró universitário” (seja lá o que a definição represente). Sem rádios e sem Rede Globo, vai ter mesmo que esperar até os 100 anos, igual o frevo

Festa Hoje tem discotecagem minha e de Alexandre Matias (revista Rolling Stone e Folha de São Paulo) no UK Pub. Matias está na cidade para o Redbull Music Academy, evento itinerante que leva debates sobre música entre diferentes países e estados do Brasil. A etapa Recife será amanhã, na casa Redbull (Boa Viagem), com participação de BNegão e Fred 04. Entrada gratuita.


Coquetel Molotov

O coletivo reforça que a festa da terça-feira passada, com a banda americana The Evens, no UK Pub, foi um pré-lançamento da revista. O lançamento oficial será este domingo, na Livraria Saraiva, com apresentação de Erasto Vasconcelos, que está na capa da nova edição. Depois, a revista pode ser encontrada gratuita em pontos como o bar Central, a loja Flowers e a própria Saraiva. Este será o primeiro show de Erasto no Recife só com voz e violão.

  • Então, você decidiu montar uma banda…Da colunda Ressaca. Publicada no site Giro Cultural De maneira pretensiosa, apressada e preguiçosa, resolvi resumir a coluna hoje a uma lista. Inspirado por colegas que dizem que sempre falo muito mal dos shows das bandas daqui, vou delimitar agora algumas regras simples sobre o que fazer e não fazer…
  • O disco da minha bandaNessa última semana que eu fiquei totalmente ausente – prova na faculdade, barra pesada pra corrigir – parece que aconteceu três milhões e meio de coisas ao mesmo tempo. Até o disco da minha banda, a Lord Lieutenant of Stirling and Falkirk, saiu, ó: A essa altura todo mundo já…
  • Rádio como antigamenteCom tantas ferramentas de busca que a Internet trouxe, parece que existe uma certa obrigação de que você mesmo encontre sua próxima banda favorita. Ao contrário do que acontecia antes (bem antes), quando a rádio e a televisão sempre pegava o ouvido de surpresa. Cheguei a passar dias com um…
  • Sua banda toca quem?Da coluna Ressaca. Publicada no site Giro Cultural É difícil hoje alguém montar a banda pela iniciativa estética. Trabalhar acordes, experimentar timbres e variações nasais. Hoje, quem compra uma guitarra, tem na cabeça que quer aquilo que sua banda favorita faz. E depois de muito feijão com arroz dizer que…
  • Três letras que fazem uma diferença enormeDa colunda Ressaca. Publicada no site Giro Cultural Muita gente adora repetir o verso, mas são poucos hoje que lembram o sentido dele. “Lá no Alto Zé do Pinho é do caralho”. Fiquei impressionado com o tempo que levei para me dar conta da maior carência do Recife-música hoje. Três…
  • Moptop – Como se comportar Talvez o amadurecimento não devesse ser um tema tão recorrente ao se falar de segundos discos. Fico pensando o quanto já não me repeti puxando o assunto por esse mesmo gancho. E agora, ouvindo o segundo disco do Moptop pela sei lá quantas vezes, me pergunto se não devia…
  • Você só vive uma vez Pensou que fosse o novo disco do Strokes, né? Calma! Próxima terça-feira, a banda nova iorquina promete lançar um novo site, cheio de novidades, além de interface nova e etc. Nada de disco novo, por enquanto. Mas para não ficar só no meia-boca, terça feira estréia um novo clipe,…
  • Como organizar um show Em Outubro o produtor gaúcho Alê Barreto lançou via Overmundo o livreto “Como organizar um show“. Esse mês, a publicação ganhou versão impressa. Trata-se de um guia rápido – pouco mais de 60 páginas – para iniciantes. Fala um pouco dos conceitos básicos que envolvem o processo de produção…
  • Novas bandas do Recife: A Banda de Joseph Tourton Essa é bem nova mesmo. A Banda de Joseph Tourton começou em agosto de 2007 e, com pouco menos de um ano de estrada, fez poucas apresentações na cidade. Pelo menos daquelas que chamam atenção de todo mundo. Talvez o mais divertido em ouvir as únicas duas músicas que…
  • O nome da banda que ela tatuou O ano já está bem perto de acabar e acho que os, pelo menos principais, festivais independentes que acontecem até o fim do ano já tem programação fechada. Acho que a maior vitória desse primeiro ano efetivo de Abrafin, muito mais que o edital de patrocínio da Petrobrás e…

Random Posts

  • festival-mundo | Pop up!

    Blog Reportagens Discos Downloads Sobre o site e o autor 01/11/2010 O Festival Mundo acontece daqui a duas semanas em […]

  • Pop up!

    Da coluna Ressaca. Publicada no site Giro Cultural Uma das partes menos glamourosas do cotidiano de quem escreve sobre música […]

  • Sobre o site e o autor | Pop up!

    O Pop up! é um blog sobre música, com enfoque na cena e no mercado independente do Brasil. Ele fala […]

  • Efeito Hamster « Pop up!

    Tem muita gente em Olinda. É o terceiro dia do Carnaval, mas pela quantidade de vezes que tive que ouvir […]