Números para quem precisa – Pop up!

O Ibope divulgou semana passada uma pesquisa realizada em julho sobre o perfil do internauta no Brasil. Surpreendentemente, passamos mais tempo conectados em casa que os Estados Unidos (segundo lugar) e que o Japão (terceiro). Basta somar 1+1 com outra pesquisa, esta realizada pelo Ipea, que diz que, no nosso país, existe mais gente com acesso a Internet do que pessoas que já viram um filme no cinema ou uma exposição em teatro pelo menos uma vez na vida.

Traduzindo: nossa sociedade inteira que consome cultura passa o dia na Internet. Enquanto isso, no Brasil, só existe um único modelo de comercialização de música digital em atuação, o portal iMusica. Uma oportunidade grande de mercado exposta, sem nenhum interessado em explorar o potencial de vender canções pela Web. Com metade dos nossos números, artistas em paises vizinhos já geram receita com a iniciativa.  

Novo da Nação
O próximo disco da Nação Zumbi, primeiro pela Deckdisc, já tem nome e até faixas definidas. Vai se chamar “Fome de Tudo”, com produção confirmada pelo Mario Caldato. Entre as músicas, “Carnaval”, “Inferno” e “Outra Bossa”. Participações especiais, até agora, de Junio Barreto, Céu e Orquestra Popular do Recife.

Festival
No mesmo fim de semana do Coquetel Molotov, outros dois festivais agitam estados vizinhos. O Festival Mundo, em João Pessoa, entra na terceira edição e vai ter presença da Vamoz e Playboys; já no Pará, nossa terra será representada no Se Rasgum no Rock pela Sweet Fanny Adams e Cordel do Fogo Encantado.

Sem respostas
O festival Pe no Rock pisou feio na bola. Ignorou a própria seletiva de bandas que armou, encaixou bandas por indicação de terceiros e esta fazendo tudo isso com dinheiro patrocinado pelo Estado. Sem atender ninguém no telefone, o produtor Sávio parece que só vai dar as caras quando fizerem a primeira denúncia.

Férias
A Radiola de Ficha agora volta em outubro!

  • Quem precisa da MTV, parte 2Esta semana, a notícia que mais ecoou no mundo da música foi a decisão da Music Television (MTV) em não exibir mais videoclipes. Para quem não acompanhou a história, programas como o Disk, Lab, Chapa Coco e etc, vão embora. Ficam os Beija Sapo’s e jornais da emissora. E, meio…
  • Para quem não quer esperarA notícia do dia, que já se espalhou de maneira repetida em um monte de sites e blogs (só aqui nos feeds eu li oito vezes o mesmo texto em lugares diferentes) é que, finalmente, vem um quarto disco dos Strokes por ai. Demora que pode ser um bom sinal,…
  • Sua banda toca quem?Da coluna Ressaca. Publicada no site Giro Cultural É difícil hoje alguém montar a banda pela iniciativa estética. Trabalhar acordes, experimentar timbres e variações nasais. Hoje, quem compra uma guitarra, tem na cabeça que quer aquilo que sua banda favorita faz. E depois de muito feijão com arroz dizer que…
  • É você quem sabeDizem que as principais mudanças na forma como consumimos música só acontece quando os grandes jogadores (as gravadoras multinacionais, bandas de alcance internacional, etc) entram no páreo. E, nesse jogo, a banda inglesa Radiohead é um dos grandes artilheiros, desde que deixou “vazar sem querer” o “Kid A”, primeiro disco…
  • Eta Carinae na InternetSemana passada, falei na coluna que era burrice para uma banda como o Eta Carinae sair da Internet. Dirceu Melo, fundador e vocalista da banda, também concordar e fez questão de entrar em contato para explicar que não é isso que vai acontecer. O que foi publicado em outros jornais,…
  • Quem acredita na MTV?Semana passada, a Music Television exibiu o final de uma palhaçada chamada de “Tour Banda Antes”. No esquema, ela selecionava bandas para uma turnê no Nordeste, onde cada cidade teria como anfitriã uma banda local. No Recife foi a Volver, em Natal a Allface, Vitória da Conquista a banda Principio…
  • Para ler e para ouvirAproveitando o sábadão parado – se bem que logo mais tem show dos Honkers (BA), Nuda (PE) e Zefirina Bomba (PB) no Pelourinho e, de noite, Baile Esquema Novo – para fazer umas indicações que eu estava devendo. Contribuindo com a profecífia de que Natal vai se transformar na próxima …
  • Academia x RealidadeÀs vezes espanta comprovar como a academia é realmente distante do mundo real. Durante o último fim de semana acompanhei um encontro na Universidade Federal da Bahia que rendeu algumas pérolas que merecem destaque. Frases do tipo “a gravadora Sony/BMG”, quando a última foi comprada pela Universal mês retrasado; “o…
  • Baixe uma música para comemorarA Record Industry Associaton of America (Riaa) decidiu essa semana que vai parar de perseguir as pessoas que fazem download de música na Internet. Isso depois de passar o rodo em cerca de 35 mil pessoas, acusando elas de criminosos e fazendo com que eles pagassem severas multas por compartilhar…
  • Edital para música digitalSemana passada, falei na coluna de como era desnecessário o gasto de patrocínio público – municipal, estadual e federal – na gravação de CDs, quando se têm tantos projetos importantes a serem feitos na área de música. A leitora Mayra Lins deu a melhor sugestão possível, atentando para que o…

Random Posts

  • Daydreaming « Pop up!

    Foto de Paula Muniz Acho que depois do Mombojó, uma das bandas que mais me perguntam por novidades, quando estou […]

  • Pop up!

    29 Abril, 2007 29 Abril, 2007 29 Abril, 2007 26 Abril, 2007 25 Abril, 2007 24 Abril, 2007 21 Abril, […]

  • Pandora no Hako « Pop up!

    May 05, 2007 3 Comentários Na segunda rodada de shows, ficou claro que este ano o Mada perdeu alguma coisa. […]

  • Novas bandas do Recife: AMP | Pop up!

    A AMP carrega nas costas a responsabilidade tanto de profeta, quanto de messias de que o rock de macho vai […]