O fim de uma era – Pop up!

O fim de uma era

27Aug2008 Seção: Blog Por: Bruno Nogueira

A notícia inacreditável do dia: George Frizzo mandou um email de tarde avisando que não é mais integrante da Fóssil. Talvez a banda mais emblemática de toda essa nova cena instrumental que surge no rock independente, certamente fundadora dessa vertente, mesmo tendo começado apenas em 2004. E a parte inacreditável da notícia: o motivo da saída seria por descontento da banda por ele ser um músico ruim.

O vacilo do restante não parou de crescer o dia inteiro, quando emails e mais emails passaram a circular comentando como Frizzo era a cara da banda e isso não fazia sentido. Resultado: já tem festival anunciando que o Fóssil não toca lá, enquanto outros já estão cogitando ele para fazer estréia de uma carreira solo. De brincadeira, claro. Mas daquelas com um fundo de verdade.

A banda já mandou uma nota de esclarecimento agradecendo os anos de serviço de Frizzo e lembrando que a associação Fóssil = Frizzo é injusta, afinal o restante também fez sua parte do trabalho. O que é digno, mas desaba no “descontentamento artístico” que supostamente justifica a saída.

  • E o fim de outra era…Talvez o melhor blog de música já lançado até hoje, o SomBarato, foi retirado do ar pela equipe do blogger. De deposito de raridades da música pernambucana a uma das principais plataformas de lançamento e circulação de novos artistas, pareceu um pulo de 2 segundos. Mais uma para o saldo…
  • Baixe uma música para comemorarA Record Industry Associaton of America (Riaa) decidiu essa semana que vai parar de perseguir as pessoas que fazem download de música na Internet. Isso depois de passar o rodo em cerca de 35 mil pessoas, acusando elas de criminosos e fazendo com que eles pagassem severas multas por compartilhar…
  • O fim do amadorismo Pensar nos principais pontos da profissionalização das bandas, de certo modo, remete a um processo natural do avanço de certas tecnologias. O acesso a ferramentas de gravação e prensagem, por exemplo, são cada vez mais acessíveis. Mas o mercado fonográfico no Recife tem uma postura precoce. Uma que caminha…
  • Você só vive uma vez Pensou que fosse o novo disco do Strokes, né? Calma! Próxima terça-feira, a banda nova iorquina promete lançar um novo site, cheio de novidades, além de interface nova e etc. Nada de disco novo, por enquanto. Mas para não ficar só no meia-boca, terça feira estréia um novo clipe,…
  • Fóssil cearense Então. Sei que a primeira parada dessa turnê de boas bandas começou longe, mas agora já volta para o Nordeste. Lá no Ceará, a terra do Cidadão Instigado, tem também uma outra ótima, chamada Fóssil. “Um grupo de música instrumental, fortemente influenciado pelo rock e pela música experimental, que…
  • Para quem não quer esperarA notícia do dia, que já se espalhou de maneira repetida em um monte de sites e blogs (só aqui nos feeds eu li oito vezes o mesmo texto em lugares diferentes) é que, finalmente, vem um quarto disco dos Strokes por ai. Demora que pode ser um bom sinal,…
  • Cinco bandas encerram uma fase da MTV Depois de anunciar a retirada dos videoclipes da programação, a MTV parece ter começado a exportar seu processo autodestrutivo para todos que se aproximam do canal. Um dos novos produtos lançados é um especial com cinco bandas de rock, juntas numa única apresentação no Via Funchal, em São Paulo,…
  • Três letras que fazem uma diferença enormeDa colunda Ressaca. Publicada no site Giro Cultural Muita gente adora repetir o verso, mas são poucos hoje que lembram o sentido dele. “Lá no Alto Zé do Pinho é do caralho”. Fiquei impressionado com o tempo que levei para me dar conta da maior carência do Recife-música hoje. Três…
  • Uma nova maneira de tocar pandeiroDizem que as idéias geniais são sempre as mais simples. Sentado em um banco de plástico no Espaço Usina, em Casa Forte, com chapéu verde e olhar concentrado, Felipe Caburé, 40 anos, percussionista, entrega que ainda não caiu a ficha do que ele acaba de inventar. “Alguns amigos estão dizendo…
  • Então, você decidiu montar uma banda…Da colunda Ressaca. Publicada no site Giro Cultural De maneira pretensiosa, apressada e preguiçosa, resolvi resumir a coluna hoje a uma lista. Inspirado por colegas que dizem que sempre falo muito mal dos shows das bandas daqui, vou delimitar agora algumas regras simples sobre o que fazer e não fazer…
  • Tags: fortaleza, Fossil, Frizzo, Instrumental

Random Posts