Tecnologia para dar forma a música – Pop up!

No livro de William S. Burroughs, o Garoto Subliminar interagia com a realidade, usando um conjunto de loops de fitas. Tinha esperança de remixar o passado com o presente para conseguir vislumbrar o futuro. Na vida real, o DJ Spooky inspira seu batismo na literatura, mas consegue resultados que nem o mais genial dos autores de ficção científica conseguiria colocar em papel. Girando os discos, ele já redesenhou Duchamp e deu novo sentido à música. “Me dê dois discos e eu crio um universo para você”.

DJ Spooky, o Garoto Subliminar, é o primeiro nome confirmado nas conferências do Porto Musical, que integra a Feira Música Brasil, entre os dias 7 e 11 de fevereiro. Ele vai estar na plataforma “Go Digital” com a conferência “Technology and art to create something new and expressive” (tecnologia e arte para criar algo novo e expressivo). Paul D. Miller, nome real do artista, é mestre em misturar o imaterial do som com as obras de artes, criando algo realmente único. Sua palestra deve ter algo do que ele ensina como professor de “Música como mediadora da Arte” na Escola Européia de Graduação.

Outro nome confirmado nas palestras é o do produtor inglês Peter Jenner. Junto com Andrew King, na empresa Blackhill, ele foi responsável, entre outros artistas, pela carreira das bandas Pink Floyd e The Clash. Agora, com 66 anos, Jenner viaja o mundo apresentando a conferência “Beyond the Soundbyte” (além da informação do som). Ele sugere a substituição das tarifas que obrigam o público pagar pelo direito autoral por uma nova taxa, que seria paga pelos usuários de banda larga e telefone celular.

A programação completa da Feira Música do Brasil – onde o Porto Musical está incluso – será divulgada oficialmente hoje. Organizado pelo Ministério da Cultura, em parceria com a produtora local Astronave e Porto Digital, o evento vai oferecer 32 shows gratuitos no período pré-carnaval. As apresentações serão no Marco Zero, Teatro de Santa Isabel e Praça do Arsenal. Paralelamente, uma programação de debates acontecerá nos auditórios do Porto Digital e dos teatro Apolo e Hermílo.

THE PLAYBOYS PODE TOCAR NO ABRIL PRO ROCK

Uma piadinha infame persegue o festival Abril pro Rock há três anos. Foi quando a banda The Playboys comprou o espaço para um estande no evento e, no lugar de vender discos, montou um palco. Para inaugurar o infame “palco três”, a banda fez uma música chamada “Paulo André não me ouve”. Nos versos, falavam de como é difícil chamar atenção do produtor do evento. Mas parece que Paulo André ouviu. E deixou uma mensagem para quem curte a banda.

“Nós nunca os levamos muito a sério, mas de um tempo para cá vimos que estavam sérios demais. Sempre levamos em conta o momento das bandas quando as convidamos para o Abril pro Rock. Sendo assim, achamos que chegou a hora de convidá-los… vocês concordam?”, publicou Paulo André na comunidade do Abril pro Rock no site de relacionamentos Orkut. Questionado sobre o assunto, ele responde apenas um evasivo “quem sabe?”.

  • Música, tecnologia e negóciosNo meio dos arranjos e sombrinhas do frevo que inundam o clima de Carnaval que já toma cada esquina da cidade, começa uma maratona de debates, palestras, shows e simples conversas que vão funcionar como um oásis de oportunidades para quem produz e compõe música……
  • Edital para música digitalSemana passada, falei na coluna de como era desnecessário o gasto de patrocínio público – municipal, estadual e federal – na gravação de CDs, quando se têm tantos projetos importantes a serem feitos na área de música. A leitora Mayra Lins deu a melhor sugestão possível, atentando para que o…
  • Baixe uma música para comemorarA Record Industry Associaton of America (Riaa) decidiu essa semana que vai parar de perseguir as pessoas que fazem download de música na Internet. Isso depois de passar o rodo em cerca de 35 mil pessoas, acusando elas de criminosos e fazendo com que eles pagassem severas multas por compartilhar…
  • Música Chappa QuentePrimeiro a gente levou um tapa enorme. O Napster deu evidência e acesso mais fácil ao que já acontecia secretamente na Internet em redes de IRC. De repente, todo mundo trocava música e tudo se espalhava de maneira descentralizada. A força desse tapa durou sete anos e só agora, recobrados…
  • Para ler e para ouvirAproveitando o sábadão parado – se bem que logo mais tem show dos Honkers (BA), Nuda (PE) e Zefirina Bomba (PB) no Pelourinho e, de noite, Baile Esquema Novo – para fazer umas indicações que eu estava devendo. Contribuindo com a profecífia de que Natal vai se transformar na próxima …
  • Gilberto Gil abre Feira da Música BrasilO Ministro da Cultura Gilberto Gil chegou essa quarta-feira (6) ao Recife para fazer a abertura oficial da Feira Música Brasil, maior evento de negócios de música no país. Acompanhado por uma comitiva formada pelo prefeito João Paulo, o secretário municipal de cultura João Roberto Peixe e pela assessora especial…
  • Mais nomes para o Abril pro Rock 2007Semana passada, o Festival Abril pro Rock oficializou três nomes na programação: Sepultura, Marky Ramone & Tequila Baby, Os Mutantes e Lee Perry. Os dois últimos apareceram em primeira mão aqui na coluna. O primeiro deixei passar porque, com a saída do último Cavaleira, o agora DJ Iggor, a banda…
  • Jornalismo e MúsicaEm setembro eu vou ministrar uma oficina sobre Jornalismo e Música na Conteúdo Criativo. Vai servir como laboratório para amadurecer um pouco mais minhas idéias para o doutorado e, claro, debater um monte de coisas que ando lendo últimamente. Surpreendentemente (porque eu nem sabia que tinha começado a divulgação), algumas…
  • Sobre a Oficina de Jornalismo e MúsicaNa quinta-feira começa a oficina sobre Jornalismo e Música que eu vou ministrar na Conteúdo Criativo. E tanto parece que ainda tem umas poucas vagas disponíveis – corre lá – como também a formação já de uma segunda turma. Para quem foi esperto e pegou a estréia, fica a novidade:…
  • Alguém acha que vai dar certo? WPvideo 1.10 Download! Porque eu tenho certeza que não. …

Random Posts

  • Blog – Pop up!

    Efeito Hamster By: Bruno Nogueira on: Feb 27,2006 In: Blog Tem muita gente em Olinda. É o terceiro dia do […]

  • Desabafos do mestrado – I – Pop up!

    Um dos principais motivos para o Pop up ter tantas fases de desatualização é que, além de duas jornadas de […]

  • Zezé di Camargo & Luciano « Pop up!

    Zezé di Camargo e Luciano representam hoje um pesadelo da música que todo artista adoraria estar vivendo. Com tiragem média […]

  • Pop up!

    29 Abril, 2007 29 Abril, 2007 29 Abril, 2007 26 Abril, 2007 25 Abril, 2007 24 Abril, 2007 21 Abril, […]