Não vai para o FIG esse ano? – Pop up!

Foto de Anderson Silva

Ainda dá para conferir alguma coisa do festival mesmo sem sair de casa. No próximo sábado o Governo do Estado lança o site Pernambuco Nação Cultural. Uma espécie de Overmundo – isso mesmo, ponto pra gestão da Fundarpe em abrir um espaço colaborativo – específico sobre cultura de Pernambuco. Enquanto os usuários vão se cadastrando e ainda não tem acesso para publicar conteúdo, a equipe própria do portal prepara uma transmissão ao vivo do show que a Nação Zumbi fará na esplanada Guadalajara no sábado.

Não tem mistério. É só acessar o www.nacaocultural.pe.gov.br para acompanhar o show ao vivo. Agora, resta acompanhar também outro desafio: a gestão passada foi campeã em ações sem sucesso juntando Internet e Cultura. Chegaram a lançar o sub-aproveitado Giro Cultural (onde eu até tive uma coluna) e o abandonado Música de Pernambuco. Se essa nova tentativa der certo, poderemos chegar até a próxima questão: vai ter sobrevida além da gestão atual? Tomara que sim.

Mas para quem vai…

Além dos shows que acontecem na cidade todo dia, ao longo dos 10 dias de festival, também vai rolar uma espécie de “mini porto musical” em Garanhuns. Debates e showcases legais para quem está afim de aproveitar o tempo livre durante a tarde. Se liga ai:

18/07 David Macloughlin (Irlanda)Tema: Exportação da música do Brasil

Mariana Markowiecki (Buenos Aires/Argentina) Tema: Desenvolvimento de Mercados Livres/ BAFIN

POCKET SHOWS Lula Cortes

Estuário (Eder O Rocha)

19/07 Napoleão Assunção (PE) Tema: Rádios comunitárias

Patrick Torquato (SE) Tema: Rádios

POCKET SHOWS Selma do Côco

As filhas de Baracho

20/07 Felippe Llerena (RJ) Tema: Distribuição digital

Eduardo Peixoto (PE) Tema: projeto Toca aê

POCKET SHOWS Guardaloop

Zé Cafofinho

21/07 Marinilda Boulay (SP) Tema: Novas interfaces digitais da música e sua cadeia produtiva

Marcos Pinheiro (DF) Tema: Rádio como plataforma para o mercado independente

POCKET SHOWS Eta Carinae

Almério, Rogéria e Banda Zé Estado

22/07
Anderson Foca (RN) Tema: Circulação
Cláudio Jorge (RJ) Tema: Patrocínios a projetos culturais

POCKET SHOWS Grupo Terra

Isaar

23/07 Fabrício Nobre (GO) Tema: Festivais independentes brasileiros

Nelson Meirelles (RJ) Tema: Digital Dubs Spund System

POCKET SHOWS AMP

Sweet fanny adams

24/07 José Teles (PE) Tema: Forró: Mercado, circulação e estética

Felipe Trotta (PE) Tema: Forró

POCKET SHOWS Beto Hortis

Forró Rabecado

25/07 TV Brasil/Canal Integración Tema: Canais de circulação de videoclipes de música pernambucana

Daniel Vieira (SEBRAE-PE) Tema: Empreendedorismo

POCKET SHOWS Adiel Luna x DJ Big

Êxito de rua

26/07 Luciana Azevedo (PE)Tema: Projeto Pernambuco Nação Cultural , o circuito dos festivais substituindo o antigo circuito do frio Sérgio Xavier (PE) Tema: “Cultura Digital e Redes Colaborativas – Oportunidades para empreendedorescriativos”

Paula Porta (SP) Tema: Feira música Brasil 2009

POCKET SHOWS Babi Jaques

Seu Luís Paixão

  • Para começar bem o ano O Julia Says (PE) aproveitou o clima festivo de virada de ano para remixar alguns de seus artistas favoritos. Um deles foi a banda instrumental Macaco Bong (MT). Fizeram uma versão para Bananas for you All. Duas bandas que certamente devem repetir figurinha nos festivais em 2009. Para aproveitar,…
  • Para ler e para ouvirAproveitando o sábadão parado – se bem que logo mais tem show dos Honkers (BA), Nuda (PE) e Zefirina Bomba (PB) no Pelourinho e, de noite, Baile Esquema Novo – para fazer umas indicações que eu estava devendo. Contribuindo com a profecífia de que Natal vai se transformar na próxima …
  • Festival de Inverno de Garanhuns 2008Saiu a tão esperada programação do FIG 2008 (nas últimas semanas, metade das visitas que recebi aqui foram de pessoas vindo do google buscando pelo festival). Deu uma melhorada em relação a edição passada, principalmente corrigindo o erro que a gestão passada da Fundarpe fez no seu último ano em…
  • FIG 2005: Primeiro fdsGARANHUNS – O primeiro fim de semana do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) terminou igual o clima nas ruas da cidade. Frio. A maioria dos turistas e visitantes já voltava para casa durante à tarde, deixando o espaço nas praças Guadalajara e Euclides Dourado pouco movimentado. Uma pena, já…
  • FIG 2005: Último fdsGARANHUNS – Quem está se programando para chegar em Garanhuns neste fim de semana, é importante ter em mente uma coisa fundamental para aproveitar o Festival de Inverno. Os roteiros de shows. Como a distância entre os palcos é relativamente curta, um pequeno planejamento permite aproveitar até seis tipo de…
  • Números para quem precisaO Ibope divulgou semana passada uma pesquisa realizada em julho sobre o perfil do internauta no Brasil. Surpreendentemente, passamos mais tempo conectados em casa que os Estados Unidos (segundo lugar) e que o Japão (terceiro). Basta somar 1+1 com outra pesquisa, esta realizada pelo Ipea, que diz que, no nosso…
  • Vai mudar de novoMelhor já ir avisando, o Pop up vai mudar totalmente – de novo, pela milionésima vez – em 2007. A idéia é voltar a ter uma cara de blog mesmo. Um blog bonitinho e organizado (sem trocadilhos), como sempre foi. Quem acessar durante a madrugada vai poder acompanhar um pouco…
  • Adeus ano velhoProvavelmente nenhum ano vai provocar tantas mudanças na minha vida como 2008. Em janeiro eu completava três anos cobrindo música na Folha de Pernambuco, entrava na reta final do meu mestrado com a data da banca já marcada, tinha uma namorada incrível, estava na curadoria do festival Abril Pro Rock…
  • Sobre o FIGCom o dobro do dinheiro disponível na edição passada, a programação do Festival de Inverno de Garanhuns deixou muito a desejar. Apesar da boa vontade em promover espaço para novos artistas – e o sucesso da descentralização dos nomes escolhidos – faltou experiência na realização de eventos para perceber que…
  • Nada vai mudarE o pessoal da Rolling Stone entrou em contato, logo após o post com a capa da revista abaixo, para avisar que ela não vai mudar de formato como informou o BlueBus. A mudança acontecerá só na edição norte-americana, mas o conselho editorial da Spring decidiu manter o tamanho avantajado…

Random Posts