Maior em quê? – Pop up!

Carnaval não é só folia. Durante os quatro dias de fevereiro, a Bahia aproveita para fazer uma movimentação imensa na sua indústria do axé music. Mesma história no Rio de Janeiro, com o mercado do samba. Cidades onde a festa é tradição aproveitam para lançar novas músicas, novos artistas, discos e produtos agregados. São quatro dias que garantem um ano inteiro de repertório novo para rádios, lojas e televisão. Só que nem aproveita é o Recife.

Não existe renovação no frevo local. Novos artistas e novas composições não ganham destaque. Nas ruas de Olinda, num espaço menor que uma hora, o frevo de Vassourinhas tocou nove vezes. Falta de compositores, com certeza, está longe de ser motivo para isso. Durante uma entrevista para a Rádio Folha FM 96,7, o secretário de Cultura Roberto Peixe disse que o Recife tem o maior Carnaval do mundo. Menos na música, pelo visto.

Novo
Por falar em frevo novo, a prefeitura de Olinda escolheu um composto por J. Michielis para representar a cidade como Primeira Capital Brasileira da Cultura. Quem interpreta a canção é o músico Silvério Pessoa, junto com o maestro Adelmo Apolônio. A música já está circulando pela Internet.

Violência
O slogan da revista Bizz diz que “música é tudo”. Infelizmente, parece que isso também inclui violência. Transitar no palco do festival RecBeat estava impossível, com uma briga acontecendo a cada dois metros de distância. Para piorar, a Nação Zumbi foi obrigada a fazer um show bem mais baixo e lento que o normal.

Mombojó
O último segredo sobre o novo disco do Mombojó, que passeia pela cidade para ouvidos exclusivos, era o nome. Mas, esse fim de semana, o boato era que a criança já tinha sido batizada. E o nome escolhido foi Laça Cheddar. Pode?

Zine?
O músico China fez o que deve ser o primeiro fanzine via Orkut. É só procurar pela comunidade “Que conversa é essa?“. Lá, ele entrevista pessoas de frente e de bastidores da música local. A idéia é ótima.

  • Mombojó – Homem EspumaDescubra o que aconteceu depois do Mombojó fechar contrato com a Trama. Um ótimo disco, cheio de participações, interferências e poesias. Pacote completo para fazer sucesso onde chegar….
  • Frevo do Mundo O discurso e a vontade de renovar o frevo anda tão cansado que ele próprio já precisa ser renovado. As várias tentativas sem sucesso que marcaram o centenário do ritmo ano passado chegaram a criar uma camada de resistência contra artistas que, no fim, procuraram apenas se promover com…
  • Antônio Nobrega – Nove de FrevereiroPara comemorar os 100 anos do Frevo, Nobrega lança o primeiro de um projeto de dois discos, onde ele dá novo fôlego ao ritmo popular…
  • Mais trabalho sujoMotorhead no Recife! Coluna da semana com novidades diretas do Abril pro Rock. Um rápido elogio aos produtores da cidade, uma festa punk imperdível, desabafos e etc……
  • TransformerColetânea com músicas de cantores e bandas pernambucanas, remixadas a vontade por DJs de todo o país, organizada pelo conterrâneo Bruno Pedrosa…

Random Posts

  • PopCast de volta! « Pop up!

    Depois de dois meses em recesso, o programa PopCast volta à Rádio Folha, agora ao vivo! O esquema continua o […]

  • Pop up!

    23 Agosto, 2007 21 Agosto, 2007 21 Agosto, 2007 14 Agosto, 2007 12 Agosto, 2007 11 Agosto, 2007 11 Agosto, […]

  • Titãs – MTV Ao Vivo « Pop up!

    Próxima semana, o Titãs volta a ser a melhor banda dos últimos tempos do Brasil, quando lança em CD e […]

  • Boom Bahia 2008: Segundo dia « Pop up!

    Apesar do ritmo light, com menos bandas e terminando em horário cedo, o Boom Bahia também teve clima de maratona. […]