Cordel do Fogo Encantado – MTV Apresenta – Pop up!

A proposta do projeto MTV Apresenta continua sendo registrar um show desses mais normais, onde o importante fica na relação artista-público. Não tem como ser assim com o Cordel do Fogo Encantado, que lança essa semana em DVD sua participação no projeto. Donos de uma das melhores respostas de público no Brasil, eles somam cenários e figurinos ricos num dos produtos mais bem cuidados do selo da Music Television.

O repertório montado é diferente do que a banda está circulando pelo País. Sete músicas foram trocadas por sucessos antigos, transformando o DVD num registro do primeiro período da carreira da banda. Entram ainda quatro inéditas em discos, mas já conhecidas do público nas 25 escolhidas no show.

Assistindo a apresentação, chega a ficar óbvio que a terra natal do Cordel não poderia oferecer a estrutura que faz desse DVD um cartão de visitas ao potencial visual da banda. Ele funciona principalmente para abrir portas para quem nunca viu a performance possuída de Lirinha no palco, onde ele se pinta, instiga o público e conquista o respeito até de quem não se agrada pelo som da banda.

Mas também vêm para agradar e impressionar fãs mais antigos com o reforço visual que é iluminação, câmera e cenário, todos construindo verdadeira “chapação” visual. Elementos que se misturam com os movimentos do Cordel. Pela primeira vez, a MTV acertou nos planos criativos e conseguiram captar momentos que Lirinha rouba a cena, com atenções centradas apenas na sua expressão.

O show abre com “Nossa Senhora da Paz”, num palco com objetos tridimensionais disputando atenção com a banda. Encontra o ponto alto no “Palhaço do Circo sem Futuro”, na clássica cena de Lirinha, banhado de suor, se pintando enquanto recita a história do filho com vergonha do pai que era palhaço. Encerra em grande estilo com um coro cantando “Chover”

Apesar da boa qualidade do DVD “MTV Apresenta Cordel do Fogo Encantado”, a banda não considera o produto seu primeiro vídeo oficial. “Esse registro é um programa da MTV. Foi dirigido por eles e vários outros fatores partiram deles”, explica o vocalista Lirinha, de passagem no Recife esta semana. “Temos um sonho de um primeiro registro que parta da banda, em Arcoverde”.

O projeto é antigo e já circula nas leis de incentivo há certo tempo. “A idéia era criar um festival em Arcoverde, onde os shows resultariam no DVD”, comenta. Mas, a necessidade de criar esse registro era grande, principalmente agora que o show entrou na disputa pelo prêmio de melhor do País na revista Bravo, ao lado de Ney Matogrosso e Na Ozzetti.

Oportunidade, segundo Lirinha, de expandir o campo de atuação da banda. “O Cordel ainda é um grupo à margem de uma comunicação convencional, que seria o rádio e a televisão”, reflete. “Eu sinto que agora, mais maduro, ele inicia um processo de abertura dessas mídias mais convencionais”.

Publicado originalmente em 12.10.05

  • Cordel do Fogo Encantado: Transfiguração O trânsito é situação comum na vida do homem. É o processo. Por onde ele passa, absorve referências e se transforma. Para o Cordel do Fogo Encantado, é como ele também se transfigura. E a velocidade desse trânsito já faz de “aguardado” um adjetivo pobre para o novo disco…
  • MTV Apresenta GramÉ preciso muito mais que a MTV para fazer um show em DVD de qualidade. Foi necessário uma banda bem nova, com dois anos de estrada, para mostrar isso. De quebra, lançar também o melhor material até agora da série MTV Apresenta, que não conseguia sair do regular. Foi o…
  • MTV Apresenta OttoA Jambroband é um time dos sonhos da nova música brasileira. Eles deram novos arranjos que salvam muita coisa da estranha discografia de Otto nesse ao vivo…
  • Fogo amigoE-mail de leitor chega esta semana reclamando dos shows anunciados na cidade. Do preço da bebida, das opções de estacionamento, do dia dos shows. Em sua teoria, um show das bandas Nação Zumbi, Cordel do Fogo Encantado e Del Rey, juntos, não valem R$ 25. E se for num lugar…
  • Cinco bandas encerram uma fase da MTV Depois de anunciar a retirada dos videoclipes da programação, a MTV parece ter começado a exportar seu processo autodestrutivo para todos que se aproximam do canal. Um dos novos produtos lançados é um especial com cinco bandas de rock, juntas numa única apresentação no Via Funchal, em São Paulo,…

Random Posts

  • All Night Disco Party « Pop up!

    Já que o post anterior veio carente de músicas, decidi reunir as principais em outra edição do podcast. De quebra, […]

  • Pop up!

    “Febre Confessional” é o nome do terceiro disco da banda Reação em Cadeia. O primeiro pela gravadora Deckdisc, agora com […]

  • Pop up!

    29 Abril, 2007 29 Abril, 2007 29 Abril, 2007 26 Abril, 2007 25 Abril, 2007 24 Abril, 2007 21 Abril, […]

  • E o Abril pro Rock 2008? « Pop up!

    Comossessabem, este ano eu e o Guilherme nos metemos na curadoria e assessoria do Abril pro Rock 2008. Por isso, […]