Mais trabalho sujo – Pop up!

Mudar é sempre um processo complicado. Nos últimos três anos, os festivais tem feito um esforço considerável para mudar os hábitos do público do Recife. Mostrar que uma banda como o Rappa ou Los Hermanos já cabem num contexto sozinhas e não num grande evento. Trazer o que tem de novo, bom e interessante na música parece um serviço desanimador quando se encontram públicos de pouco mais de mil pessoas (como aconteceu em 2005 no Coquetel e este ano no Abril).

Mas eles seguem como quem dá murro em ponta de faca. E, por essa iniciativa saudável, os festivais estão de parabéns. Mudar o hábito de quem gosta de música vai ser um processo lento e constantemente questionável. Mas é necessário. Recife precisa parar de ser essa cidade que “não dá dinheiro para músico”, frase que já está virando clichê pela mídia.

Motorhead
O produtor Paulo André Pires (Abril pro Rock) confirmou que está negociando a vinda da banda Motorhead para o Recife em outubro. Faz parte de uma parceria dele com o festival Live’n’Load, que já resultou na vinda do Atrocity para o país. Sinal que a história pode dar certo.

Europa
Silvério Pessoa e o Mombojó já estão com datas marcadas para turnê na Europa em maio. Os gringos vão rever a turnê do “Cabeça Elétrica, Coração Acústico” e conhecer – sim, antes de nós mesmo – os shows para o novo “Homem-Espuma”.

Punk
Não recomendo perder essa. Quinta-feira, a galera do Cólera re-configura a banda e vira o Rádio Clash. Sim, se todo mundo anda fazendo projeto de homenagem, eles vão mandar um repertório do The Clash em show no Novo Pina, às 22h.

Bobagem
Alexandre Matias, dono do verdadeiro Trabalho Sujo, está sendo detonado no orkut apenas porque registrou no Trama Virtual suas impressões sobre a cidade de Maceió. O pessoal só está provando que é realmente atrasado fazendo esse tipo de bobagem

Absurdo
Roubaram a sanfona de Arlindo dos 8 Baixos. Praticamente um patrimônio da música nordestina, o instrumento e o instrumentista. Para ter uma idéia, Arlindo, que é cego, só voltou a tocar o 8 baixos depois de muitos pedidos de Luiz Gonzaga. Agora, está ameaçando que não toca mais.

DoSol
O festival de Natal revelou algumas boas novidades para nós (eu e agora vocês). Confirmados: Dance of Days, Ludov, MQN, Parafusa e Carfax. Em negociação: Dead Fish e Forgotten Boys. No puro chute: parece que vai ter Cordel também.

Pensando aqui…
Será que o Recife merece receber novidades? A informação que chegou até este colunista era que na sexta-feira do Abril pro Rock, tinha mais gente no Garagem (sim, numa borracharia) que no show do Stereo Total. Meu voto é para que “não, não merece”.

  • Trabalho sujoFui ameaçado de morte semana passada. Pense numa semana complicada. Começou num daqueles suspiros cansados, já na sexta-feira. Já era noite quando eu ainda estava no telefone tentando falar com alguém da assessoria dos Rolling Stones. Só faziam me passar para o próximo, o próximo, etc……
  • Mais nomes para o Abril pro Rock 2007Semana passada, o Festival Abril pro Rock oficializou três nomes na programação: Sepultura, Marky Ramone & Tequila Baby, Os Mutantes e Lee Perry. Os dois últimos apareceram em primeira mão aqui na coluna. O primeiro deixei passar porque, com a saída do último Cavaleira, o agora DJ Iggor, a banda…
  • Chame mais atençãoConversando com outros colegas produtores de festivais e jornalistas, veio a tona como muitas bandas nunca se deram conta da importância de ter uma ferramenta simples a seu dispor. Para quem vive só de música, tipo cada vez mais raro, é fundamental hoje ter um blog (diário virtual) para contar…
  • Mais perto do futuroEstamos vivendo os momentos finais que devem finalmente definir a maneira de como vamos consumir músicas no futuro. Tudo graças a três notícias anunciadas na última semana. Duas delas em conjunto: a loja iTunes, da Apple, agora é líder oficial de venda de músicas digitais. Eles registraram uma atividade de…
  • Mais turnê Dois posts abaixo falei do pessoal daqui do Recife que está em excursão no Nordeste. Quem também não vai ter tempo para descansar é Silvério Pessoa. A diferença é que além dos shows em cidades vizinhas, ele também tem boa parte dos shows programados para a Europa. Confere a…

Random Posts

  • APR20 | Pop up!

    Juan Brujo. “La Migra! La Migra!”. E o Brujeria vem para o Abril Pro Rock! Em 2012 o Abril Pro […]

  • A Brazilian Tribute to Mudhoney – Pop up!

    Essa é a capa do CD tributo ao Mudhoney que a Monstro vai lançar como parte da comemoração dos 10 […]

  • Favoritos – Pop up!

    Calendário dos festivais independentes de 2009 By: Bruno Nogueira on: Jan 1,2009 In: Blog, Favoritos Confira as datas e detalhes […]

  • Twitter em grupos « Pop up!

    Por falar em South by Southwest, Kevin Rose (o criador do Digg, aquele site que você manda um link e […]