Cinco bandas encerram uma fase da MTV – Pop up!

hateen-9269418

Depois de anunciar a retirada dos videoclipes da programação, a MTV parece ter começado a exportar seu processo autodestrutivo para todos que se aproximam do canal. Um dos novos produtos lançados é um especial com cinco bandas de rock, juntas numa única apresentação no Via Funchal, em São Paulo, para lançamento de um CD e DVD. Por trás da produção, esconde também a tentativa da emissora em definir seu novo público alvo, aos poucos que deixa de ser um canal de música para se transformar num canal restrito a adolescentes de classe média. Tipo “Malhação 24h”.

As cinco bandas convidadas foram NxZero, Forfun, Hateen, Fresno e Moptop. Com exceção da última da lista, estão todas no último fenômeno que as grandes gravadoras conseguiram lançar dentro e fora do Brasil, o emocore (numa explicação rápida e rasteira, é a mesma atitude dos góticos da década de 80 aliada a sonoridade hardcore). Adorados pelo público e odiados por grande parte da crítica, as bandas acabaram de entrar em numa exposição arriscada.

Arriscado até para os próprios fãs, que ao verem todos os principais nomes do atual rock adolescente juntos, podem perceber o quanto do que está no palco é simplesmente fabricado. Com exceção visual e sonora do Moptop, que ainda mantêm uma postura honesta, o desavisado pode arriscar que as outras quatro bandas, na verdade, são a mesma. Não é um pecado, afinal música pop e indústria são baseadas em reprodução – e, afinal, não são bandas tão ruins – mas é erro da MTV em juntar, de maneira quase esquizofrênica, tudo no mesmo saco.

O disco acaba com um efeito de tiro pela culatra. Ele traz uma mensagem clara de que não vale mais a pena para uma banda nova e independente apostar no que antes foi o principal divulgador nacional de música pop. O canal perde oficialmente sua antiga função. Reflexo da postura que a MTV tem assumido quando, por exemplo, é convidada a fazer coberturas de eventos de música. Numa das primeiras tentativas de tentar lançar novos nomes do rock, fica a lembrança de que o canal exibiu apenas os repórteres na praia e numa partida de totó. Na segunda tentativa, a reportagem se resumiu a contar quantas pessoas no público vestiam camisas de banda.

Repertório
Para o público já fiel das bandas, o disco consegue trazer uma boa notícia. Todas as cinco convidadas estão na entressafra da produção do próximo disco e, no show, todas já apresentam músicas inéditas. Com sorte, quando elas derem conta do mau agouro que a MTV virou, liberem suas participações individuais na Internet. É difícil que o disco renda muito mais além disso, já que também não terá nenhuma turnê reunindo as bandas.

Moptop – Tempos Depois Downloads: 293

  • Lenine – Acústico MTV No recém lançado musical “Alabê de Jerusalém”, Altay Veloso faz uma narrativa pessoal para a história de Jesus Cristo. Dois pernambucanos interpretam papéis fundamentais no conto. Um deles é Lenine, vestido como “o ateu”. Veloso diria mais tarde que ninguém seria mais perfeito para o personagem. Essa verdade se…
  • MTV Apresenta OttoA Jambroband é um time dos sonhos da nova música brasileira. Eles deram novos arranjos que salvam muita coisa da estranha discografia de Otto nesse ao vivo…
  • MTV tira videoclipes da programação em 2007A MTV Brasil tomou atitudes que podem surpreender alguns fãs da marca. Por decisão da cúpula da empresa, em 2007 o canal jovem não exibirá mais videoclipes. De acordo com Zico Góes, diretor de programação, os videoclipes “não colaboram para o avanço televisivo e apostar neste formato é receita para…
  • MTV Apresenta GramÉ preciso muito mais que a MTV para fazer um show em DVD de qualidade. Foi necessário uma banda bem nova, com dois anos de estrada, para mostrar isso. De quebra, lançar também o melhor material até agora da série MTV Apresenta, que não conseguia sair do regular. Foi o…
  • Quem precisa da MTV, parte 2Esta semana, a notícia que mais ecoou no mundo da música foi a decisão da Music Television (MTV) em não exibir mais videoclipes. Para quem não acompanhou a história, programas como o Disk, Lab, Chapa Coco e etc, vão embora. Ficam os Beija Sapo’s e jornais da emissora. E, meio…

Random Posts

  • Pop up!

    Setembro 16, 2007 | Author: Bruno Nogueira | Arquivar em: Blog, Reportagens Há mais ou menos três meses, entrei bebado […]

  • Causa e consequência « Pop up!

    Escuta essa. Aproveitei uma viagem que fiz semana passada para visitar uma das maiores gravadoras independentes do país. Conversa vai, […]

  • Meu Xampu Fede « Pop up!

    Apr 01, 2009 8 Comentários Em Palmas também tem festival independente! O PMW – a sigla é a mesma do […]

  • Faça uma doação! « Pop up!

    Gostou do conteúdo disponível no Pop up? Você pode ajudar o site a continuar oferecendo novidades da nova música brasileira […]