Pop up! » Arquivo » Jamendo em português

Um dos maiores cases de sucessos do Creative Commons finalmente vai começar a falar português. O Jamendo, um site que hospeda, licencia e vende música, agora passa a perceber não apenas a presença do Brasil (eles já tinham colunas que comentavam bandas independentes desse lado do mundo), mas a maturidade que o país está engatinhando para lidar com música online. Ele não é muito diferente do que alguns já conhecem na Trama Virtual, que usou o mesmo modelo de remuneração para pagar aos artistas. A diferença é que lá eram precisos downloads para o negócio funcionar, enquanto o Jamendo recompensa até os artistas mais acessados, com uma divisão de 50% dos lucros.

Não só isso, ele tem uma ferramenta que antecipou a jogada do Radiohead, onde após baixar uma música o usuário pode voltar lá no site e, se tiver gostado, fazer uma contribuição de quanto quiser para o artista. São dois modelos de negócios – contribuição voluntária e dividir metade do que é ganho em publicidade – que até então nenhuma empresa que trabalha com música arriscou fazer. Quem entrar no site pode ouvir o conteúdo por streaming, baixar a MP3 e até integrar o serviço a um player que já tenha costume.

E talvez dê até para arriscar que esse é o serviço mais bem relacionado da web com música. Porque ele gera Torrents para download de álbums e até disponibiliza as músicas via e-mule. Sem falar de embeds do player de música para sites e blogs (coisa que não faz sentido o MySpace ainda não ter implementado). Tomara que a nova versão em português faça sucesso por aqui. Com sorte, pode até passar a ser usado por artistas de samba, funk, bossa e tantos outros gêneros que não se deram bem com a Trama Virtual, que é quase totalmente dominado por artistas de rock.

Tags: Creative Commons, internet, Jamendo

Esse texto foi publicado no dia 6th March, 2009 na seção Blog. Você pode acompanhar a discussão pelo feed RSS 2.0. Você pode deixar um comentário, ou fazer um trackback em seu site.

Random Posts

  • Talles Lopes « Pop up!

    Jan 03, 2011 85 Comentários A Associação Brasileira dos Festivais Independentes (Abrafin) tem uma nova gestão, pela primeira vez, desde […]

  • Pop up!

    23 Agosto, 2007 21 Agosto, 2007 21 Agosto, 2007 14 Agosto, 2007 12 Agosto, 2007 11 Agosto, 2007 11 Agosto, […]

  • Começa o Tim Festival « Pop up!

    Cheguei no Rio de Janeiro Apesar das previsões catastróficas de chuva, a cidade está guardada sob um sol de rachar, […]

  • Pop up!

    Outubro 16, 2007 | Author: Bruno Nogueira | Arquivar em: agenda Não é apenas a violência, impunidade e corrupção que […]