Faça uma doação! « Pop up!

Gostou do conteúdo disponível no Pop up? Você pode ajudar o site a continuar oferecendo novidades da nova música brasileira fazendo uma doação através do sistema PagSeguro.

“Mas porque eu faria isso?”

O Pop up é uma mídia independente e, portanto, não gera receita. O dinheiro que entra é através de programas de publicidade patrocinada, nos banners no topo e lateral, e “publieditoriais” – posts publicitários – agenciados por terceiros. É muito pouco para cobrir o custo de ir até festivais, fazer ligações interurbanas e tudo que é necessário para ter um bom conteúdo. Ao contrário das mídias tradicionais, como os jornais e programas de TV, sites como esse ainda não recebem convites nem mesmo dos próprios festivais independentes.

No entanto, aqui permanece como local central para circulação da nova música brasileira. Não se vê falar de Retrofoguetes, Pata de Elefante, Vamoz, Hurtmold, Lucy and the Popsonics e tantas outras bandas que circulam o país o ano inteiro fazendo shows em nenhuma nessas mídias tradicionais. Mesmo quando são convidados para cobertura, revistas como a Rolling Stone e jornais como a Folha de São Paulo dedicam espaço quase minúsculo, reduzido a poucas colunas de texto que quase sempre se resumem apenas a citar o nome das bandas que se apresentaram. É difícil até que o leitor regular da revista do caderno de cultura do jornal consigam lembrar dessas bandas e desses festivais, devido a quantidade de informação com que disputam espaço.

Portanto, contribuir com o Pop up é garantir que este espaço para a nova música continue existindo. É ajudar que novas bandas sejam descobertas antes de entrarem em um processo já cansado de divulgação. Como aconteceu com a The Melt, que assisti em Goiânia, virou destaque no site e já teve mais de mil downloads das primeiras músicas gravadas em menos de um mês. Ou O Garfo, de Fortaleza, que após uma faixa disponibilizada em straming aqui mesmo no site, recebeu convite para tocar em festivais em outras cidades do país. Essas oportunidade de circulação e contato com o novo não acontece nas mídias tradicionais.

Pode ser doado qualquer valor em um sistema comprovadamente seguro, que organiza transações em lojas online de todo o país, e aceita cartões de todas as bandeiras, além de boleto bancário. Esse dinheiro é convertido todo em recursos do site, como hospedagem de arquivos. Poderia ser usado serviços gratuitos, mas sites como o Rapidshare comprometem a velocidade de download, assim como forçam tempo de espera e incomodam a navegação com vários (ops!) popups irritantes. Enquanto isso, todo arquivo disponibilizado aqui recebe tratamento anterior. Músicas ganham todas as tags corretas e são certificadas contra vírus.

O sistema de doação ainda é recente no Brasil, mas é uma alternativa muito mais saudável ao conteúdo fechado. É como o Radiohead fez com o In Rainbows. Você pode ter acesso a tudo de graça, mas se gostou, pode dizer quanto acha que vale e contribuir com o crescimento da cena independente no país!

Random Posts

  • Re-Trato dos Los Hermanos | Pop up!

    Arte de Luyse Costa para a coletânea Por falar em Los Hermanos, esse ano a banda completa 15 anos de […]

  • Pop up!

    23 Agosto, 2007 21 Agosto, 2007 21 Agosto, 2007 14 Agosto, 2007 12 Agosto, 2007 11 Agosto, 2007 11 Agosto, […]

  • Pop up!

    29 Abril, 2007 29 Abril, 2007 29 Abril, 2007 26 Abril, 2007 25 Abril, 2007 24 Abril, 2007 21 Abril, […]

  • Noite de luxo « Pop up!

    E hoje? Hoje tem Vitor Araújo na Livraria Cultura, para quem quiser ver o que perdeu (ou até reprisar) no […]