Ed Motta – Ao Vivo « Pop up!

Para dar conta da entressafra de lançamentos, a gravadora Trama bolou a idéia de colocar nas lojas a versão CD de alguns DVDs lançados em 2005. O primeiro deles é o “Ao Vivo” do Ed Motta (wiki), gravado no palco Directv Music Hall, casa de shows no bairro da Moema, São Paulo. Registro na integra, em disco duplo, onde o músico literalmente “tira onda” com seu talento refinado, intercalando entre as posições de voz, teclado e guitarra, acompanhado por um quarteto.

Este “Ao Vivo” é da turnê do disco “Poptical“, com direito a alguns sucessos pontuais de Motta. É divertido por causa da fase que representa, ante do super cabeça “Aystelum“, último trabalho dele, também lançado pela Trama. São músicas com mais refrão, mais dançantes e simpáticas. Identificam ele num lugar de classe na música brasileira, longe de qualquer estigma “sobrinho de Tim Maia”, como um multi-artista de qualidade.

Do pop fácil, quase farofa, de “Tem Espaço na Van”, ele passa pela “Fora da Lei”, “Vendaval” e “Colombina”. Como é um show grande, tem espaço para todas as variações que Ed Motta gosta de fazer em sua música. Reprocessa o funk, o soul e principalmente o jazz. Nas letras, se escondem também uma característica quase exclusive de sua carreira, que são as parcerias com medalhões da MPB. Seu Jorge, Rita Lee e Nelson Motta estão todos presentes aqui na forma de versos.

Uma coisa legal do disco duplo é que, mesmo sendo um único show, existe uma divisão. O segundo CD é mais dançante e agitado. É o momento realmente funk do show, com direito a uma pequena disputa de jam entre os instrumentistas. E quando chega nesse ponto, se encontra também o único porém de não ter esse material em DVD. Que é a justa graça de poder ver Ed Motta junto com Paulinho Guitarra (que também tocou com Tim Maia), no palco.

Ed Motta – Ao Vivo
Gravadora: Trama
Preço: R$ 28 no Submarino

Random Posts