Caju & Castana – Embolando o Futebol « Pop up!

Faz cinco anos que a dupla Caju e Castanha não se apresenta no Recife. Mas se faltam convites na sua cidade natal, sobram pessoas na fila ao lado de fora das casas de shows lotadas que os emboladores se apresentaram em Londres semana passada. E para encerrar com o jejum de quem não pode investir numa viagem ao exterior, ou mesmo outro estado, eles lançam agora seu primeiro DVD, ao vivo no Centro de Tradições Nordestinas, em São Paulo.

Apesar do disco novo, “Embolando o futebol”, lançando em abril, o repertório do show é centrado principalmente na carreira da dupla. Onze músicas que reúnem os sucessos mais fáceis de lembrar dos dois. “A Mulher do Corno Rico e a do Corno Pobre”, “Ladrão Besta e o Sabido” e outras que ganharam rádios, comerciais de TV e uma geração inteira de emboladores que começam sua carreira igual a Caju & Castanha, nos ônibus da cidade.

O mais surpreendente no vídeo, entretanto, passa bem longe da seleção de músicas. Quem está a tanto tempo sem ver uma apresentação da dupla vai se surpreender ao ver como os dois cresceram no palco. Não falta produção para o Caju & Castanha, que agora tem no palco banda, cenário, figurino, coreografia e tudo mais que tem direito. Chega a custar a acreditar que a simplicidade dos dois no palco só multiplica o efeito visual do show.

Além do show, o DVD acompanha ainda um documentário com imagens da dupla feitas ainda na época que os dois começavam ganhar atenção do Brasil, aos cinco anos de idade. Mostra a trajetória passando pelos momentos altos e baixos, do falecimento de Caju e da substituição pelo seu sobrinho Cajuzinho. Vêm também com o curta “Caju & Castanha contra o Encouraçado Titanic”, dirigido por Walter Sales e que vai virar um longa em breve.

Somado aos últimos trabalhos da dupla, o DVD é mais um puxão de orelha na produção local que ignora a presença de Caju & Castanha mesmo durante o São João. A promessa é que o show de lançamento acontece no Recife, evento confirmado pela Fundação de Cultura de Pernambuco (Fundarpe), mas ainda sem data certa.

“Levam todo mundo, só não levam a gente”. Castanha, arquiteto de toda carreira da dupla de embolada que faz com Caju, não está reclamando. “Somo sempre muito bem recebidos no sudeste, agora até fora do País, mas Recife faz cinco anos que eu não faço show”. Provavelmente os principais divulgadoras da cultura pernambucana hoje no Brasil e fora dele, capa dos jornais na Europa, eles continuam de fora da extensa programação festiva da cidade.

“Eu adoro minha cidade, ainda vou voltar a morar nela”. Caju & Castanha estão morando hoje em São Paulo, onde montaram sua produtora e até estações de rádio na maior cidade do País. Trajetória comum para os músicos locais hoje, mas com a diferença de uma modéstia e simplicidade que chega encanta. 2005 é, sem dúvidas, o ponto mais alto na carreira deles, que acabam de voltar da temporada feita durante a semana de Pernambuco no Ano do Brasil na França.

“De lá a gente foi em Londres, Amsterdã, shows com 22 mil pessoas assistindo a gente”. A temporada encerrou com a notícia da participação da dupla na premiação do Grammy Latino. Não deu sequer tempo de comemorar. Caju & Castanha voltaram direto para o estúdio, onde fizeram toda a trilha sonora para a nova temporada da série Cidade dos Homens, da Rede Globo, e já começam a planejar o retorno a Europa.

Tudo isso e ainda uma agenda de entrevistas para todo o Brasil durante a semana, não abalam o bom humor de Castanha, que não se engana. “Ta na hora de tirar a cobra do poço e chamar o Caju & Castanha para tocar”. Todo esse sucesso não esconde a vontade que a dupla tem de voltar a tocar em casa, momento que ainda não aconteceu pela simples falta de convite.

Publicado originalmente em 10.10.05

Random Posts

  • Page 75 — Pop up!

    Talvez o impacto do primeiro dia tivesse ido embora após uma tarde de sono, mas o clima do Bananada e […]

  • Page 186 — Pop up!

    Alguém já percebeu como é estranho que nenhuma banda de Reggae se destaca na cidade? Estranho porque o gênero faz […]

  • Mallu do Bonfim – Pop up!

    Mallu do Bonfim 2Dec2008 Seção: Blog Por: Bruno Nogueira E a Mallu Magalhães cantando no Pelourinho com vestido de fita […]

  • Faça uma doação! « Pop up!

    Gostou do conteúdo disponível no Pop up? Você pode ajudar o site a continuar oferecendo novidades da nova música brasileira […]