O título longo acima não é meu. É do livro 20 things you must know about online music, um e-book escrito por Andrew Dubber (o cara da foto) e que é disponibilizado de graça em seu site, o New Music Strategies. O que ele fez foi reunir uma série de posts onde já escrevia naturalmente sobre o assunto, só que agora dividido em capítulos. Depois empacotou tudo em PDF e pronto, o link para download está lá e aqui também.
Os assuntos são bem interessantes. De clássicos conselhos como “não acredite no hype” a “customização”, “cauda longa”, “web 2.0″, “profissionalismo”, dicas para ser encontrado facilmente em sistemas de buscas, dicas sobre RSS (se você ainda não sabe o que é isso, talvez nem devesse estar aqui). Além disso, tem alguns tira-dúvidas valiosos sobre permissão e personalização, marketing viral e sistemas de recompensa.
Parece frase feita, para causar efeito, mas entre todas as dicas, a principal é a “coisa 20″, que ele batiza de “Esqueça os produtos – venda relacionamentos”. É como uma série de primeiros passos, parecido com aquele sobre como fazer um festival que já coloquei aqui no Pop up. Leitura obrigatória para quem tem banda e quer sobreviver na internet.