Calistoga « Pop up!

calistoga-6921315 De: Natal – RN
Selo:
Independente
Para quem gosta de: At the Drive In, Fugazi e Mars Volta

Natal sempre foi um dos patinhos feios da música no Nordeste. Praticamente todos os estados da região tem um nome representativo na música popular brasileira na antiga e na nova geração. Só para listar alguns, temos Lenine / Nação Zumbi em Pernambuco; Zé Ramalho / Cabruêra na Paraiba; Fagner / Cidadão Instigado no Ceará; Gilberto Gil / Pitty na Bahia; Djavan / Wado no Alagoas, Alcione no Maranhão e por ai vai. O Rio Grande Norte parecia um observador distante e, por algum tempo, isso era algo realmente ruim. Mas só até certo tempo.

Agora a cidade do sol começa a perfurar seu espaço na música e, graças ao passado limpo, pode fazer isso sem culpas ou sombra de um grande irmão (que digam os pernambucanos). Esse começo de século pode ser deles da forma que quiserem – como tem provado, por exemplo, na música de Roberta Sá. E, no que diz respeito ao rock, o Calistoga tem hoje a melhor cadeira na primeira fila. Após o fim (ou pausa) abrupta de nomes como o Sinks, que estava com uma agenda invejável de 19 shows em 16 dias, eles são o novo nome a se prestar atenção na região.

Tudo graça a voz de Dante, encorpada com uma identidade e força que faz você identificá-la mesmo se cercada por gritos e rojões. É a única coisa que chama mais atenção que o fato deles tocarem post-hardcore, um subgênero pouco popular entre bandas do Nordeste, como ninguém. Recheado de referências a Fugazi e até do punk rock californiano, Dante canta em inglês, acompanhado por Fernando Júnior, Henrique e Gustavo Rocha. E esse som tem dado cada vez mais forma ao rock potiguar, que era conhecido até então por nomes como Bugs e Bonnies, que seguem uma vertente mais clássica.

O EP Normal People Brigade foi lançado em Natal encartado num dos fanzines mais legais do Brasil, que é editado lá, o Lado[R]. Tem sete músicas, todas de autoria própria da banda, gravadas no Estúdio DoSol, o mesmo que produz o festival em Natal onde o Calistoga já se apresentou três vezes. Abaixo tem uma entrevista rápida que fiz com eles:

O que é que vocês tem ouvido ultimamente?
De tudo muito! Fugazi, At The Drive-in, QOTSA, Fu Manchu, Faraquet, disco novo do Eu Serei a Hiena (tá muito foda), Faith no More, Kyuss, The Mars Volta, Dinosaur jr., The Dillinger Escape Plan, Hurtmold, A Perfect Circle, Helmet, Mondo Generator, e por ai vai….

Alguns integrantes da banda são vegans e outros apenas vegetarianos. O Calistoga segue algum tipo de ideologia? Isso é algo individual ou é fundamental para a banda?
Isso é algo individual de cada um da banda, hoje em dia não são mais todos que possuem essa postura, o baterista deixou de ser, e isso não interferiu em nada, às vezes colocamos esse assunto nas nossas letras, isso é normal, afinal acreditamos nisso.

Recentemente vocês decidiram sair dos projetos paralelos “The Sinks” e “Camaronês Orquestra Guitarrística”. A impressão que ficou é porque elas estavam tendo mais destaque que o Calistoga. Porque essa divisão, de fato, aconteceu?
Não foi só o The Sinks e o Camarones que abrimos mão, e sim todos os nossos projetos paralelos. Foram uma serie de fatores que levou a gente a tomar essa decisão. não é questão de destaque e sim de prioridade. Não que não defendíamos as outras bandas, mas é que o Calistoga é a NOSSA banda. Tocamos o som que acreditamos. Em relação à saída das outras bandas, conversamos e para um melhor futuro do Calistoga seria necessário sair das outras bandas, mais não tem nada a ver com o destaque das outras bandas e sim com o tempo que elas estavam nos tirando, a gente quer poder ter o tempo necessário pra se dedicar inteiramente ao Calistoga, simples assim!

Agora que estão concentrados na banda, onde vocês pretendem chegar com o Calistoga? Qual o plano de ação para a banda para os próximos três anos?
Sempre estivemos concentrado na banda, mas agora teremos mais tempo para produzir! Estamos entrando em estúdio para gravar mais um EP. Ele vai conter cinco músicas, já estamos agendando a festa de lançamento que deve ser no começo de maio, também estamos tentando viabilizar alguns shows fora da cidade e até uma possível turnê. Então é gravar, tocar, viajar e divulgar. Além do EP deve sair um DVD com outras bandas locais e um Cd com 10 musicas que deve ser gravado no meio desse ano. Nossos planejamentos sempre são em base de cada ano e a ordem para 2009 é produzir, além de ter mais tempo para pesquisar equipamentos, gravação e produção musical em geral.

Não existe caso, com exceção talvez do Sepultura, de uma banda brasileira que cante em inglês e que tenha conseguido fazer sucesso dentro do Brasil. O que é mais provável acontecer? A banda começar a cantar em português ou vocês tentarem a sorte nos EUA e Europa?
A Mallu Magalhães canta em inglês e faz sucesso no Brasil! (risos) Bom, não vamos cantar em português, gostamos de cantar em inglês e acreditamos que o idioma se encaixa melhor com o nosso estilo. Outra coisa, não temos nenhuma pretensão em fazer “sucesso”, a gente toca o que gosta e só esperamos o reconhecimento do nosso trabalho. A gente quer tocar bastante por aí mais não estamos tentando ser famosos, longe disso. Se rolar esquema da gente ir para fora do Brasil vai ser muito bem vindo, mas acho que antes queremos tocar muito por aqui ainda, temos muitas cidades brasileiras pra ir/conhecer ainda!

Natal nunca foi muito famosa por exportar bandas para outros estados. Que outras bandas dai vocês recomendam aos curiosos?
Vale a pena escutar o The Automatics pra quem gosta de indie (dos bons e velhos), o Distro que vem melhorando muito a cada trabalho, vale uma atenção. O Kawa Nui ótima banda de ska da cidade, o disco de estréia ta no forno! Tem o cd novo do DuSouto que ta prometendo também… e bandas mais novas como Fewell e Venice Under Water estão com um trabalho bem legal. Acho que Natal esta passando por uma fase muito boa, as bandas estão organizadas e se preocupando em ficar mais “profissionais” o que é muito bom para a cena local.

Escute a Calistoga no MySpace
Veja fotos da banda no Fotolog

Random Posts