Festival DoSol 2005 « Pop up!

A coroa do cenário de música independente do Nordeste está perto, bem perto, de cair da cabeça de Pernambuco. E quem está correndo atrás do trono é a cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. No primeiro semestre, o estado deu dois passos para trás com as apresentações regulares do Mada, mas dão agora dois, se não mais, para frente com o Festival do Sol que começa hoje na cidade. Duas noites de show apenas com atrações de médio porte da região.

Daqui, se apresentam as bandas Volver, Vamoz e Mombojó. De fora, Gram (SP), que se apresentou esse ano no Abril pro Rock, Matanza (RJ) e Mukeka di Rato (ES). Entre as outras 22 atrações, alguns nomes conhecidos do público de Recife, Retrofoguetes (BA), que também esteve no Abril e Switch Stance (CE), que já tocou por aqui. Os shows começam sempre às 16h em dois palcos armados na Rua do Chile.

O Festival do Sol se diferencia tanto do Mada quanto dos eventos do Recife em estrutura. Trabalhar com bandas independentes deixa uma folga financeira para investir em projetos paralelos aos shows que são atrativos tanto para as bandas quanto para público. Organizado pelo selo Do Sol, o evento soma oito lançamentos de CDs, dez videoclipes, além de mostras de zines e workshops.

Tudo em parceria com o Nordeste Independente, grupo de bandas e produtores da região que começou a trocar idéias através de emails e encontros esporádicos e, agora, começa a ganhar maior proporção. Para dar corpo ao festival, a Do Sol conseguiu articular um programa de televisão, com dez minutos de duração, e um bar, onde também serão apresentados shows paralelos de bandas menores locais.

Até então, apenas as bandas independentes de hardcore na Europa mostram esse nível de estrutura. Lá, num esquema parecido com o Do Sol, os selos se organizam em Squats, prédios que servem de espaços para shows, ensaio, estações de rádio e confecção de fanzines. O passo a frente que o Brasil dá é estender isso a vários gêneros.

Programação:
Sábado:
Gram (SP); Mombojó (PE); Experiência Ápyus (RN); Officina (RN); Polar (RJ); Os Bonnies (RN); Fossil (CE); Snooze (SE); Retrofoguetes (BA) ; Edu Gomez (RN); Peixe Coco (RN); Uskaravelho (RN); Volver (PE); A Válvula (RN); Calistoga (RN) e Revolver (RN).

Domingo: Projeto 50 (PB); Zero8Quatro (RN); Vamoz (PE); Switch Stance (CE); Sugar Kane (PR); Mukeka Di Rato (ES); Jane Fonda (RN); Allface (RN); Matanza (RJ); Calibre (RN); Arquivo (RN) e Karpus (RN).

Random Posts

  • Pop up!

    Novembro 26, 2007 | Author: Bruno Nogueira | Arquivar em: Reportagens GOIÂNIA – Numa primeira impressão rápida, passando a vista […]

  • Cassim e Barbaria « Pop up!

    Aug 25, 2010 3 Comentários Enquanto o Cassim e Barbária lança o primeiro DVD (falo mais dele aqui depois!), o […]

  • Autoramas | Pop up!

    Blog Reportagens Discos Downloads Sobre o site e o autor 14/03/2011 O Autoramas entrou na lista do livro “1000 bandas […]

  • Pop up!

    29 Abril, 2007 29 Abril, 2007 29 Abril, 2007 26 Abril, 2007 25 Abril, 2007 24 Abril, 2007 21 Abril, […]