Thiago Pethit
Em março de 2011 o South by Southwest, o mais disputado festival internacional por artistas brasileiros no momento, completa 25 anos de história. Por enquanto eles divulgaram uma parte da programação de shows, que entre Klaxons e Mstrkrft terá a dupla Thiago Pethit e Tié e a banda de curitiba Rosie and Me. A relação deve aumentar, afinal, de Vander Lee a Curumin, o festival não tem muita restrição a quem vai tocar lá, desde que consiga arcar com os custos.
O SXSW também divulgou sua programação de panéis (palestras, debates, etc). Essa bem mais interessante e chamativa, que pretende discutir as relações da nova indústria da música com absolutamente tudo. Apesar do enfoque em tecnologia que fez o evento famoso, tem debate sobre absolutamente tudo. Desde sobro como o heavy metal pode interagir com esse mercado hypado pelo indie, a propostas para unir a indústria da música com a de gastronomia (essa eu queria ver!) e como transformar sua banda em uma empresa (soa familiar?).
Um painel específico me chamou mais atenção. “Oh Canada: Your Guide to Touring in Canada“. Basicamente um bate papo sobre como artistas podem entender e interagir com o mercado de música do país. Quais cidades vale a pena tocar, quais os agentes mais ativos, como gerar atenção da mídia no país, etc. Bem que o Brasil, que já é parceiro antigo do festival, poderia montar um desses por lá, né turma da Abrafin?