A lista da música social « Pop up!

Uma das mudanças fundamentais que a Internet trouxe para a música é que, a partir de agora, o fator social que sempre esteve presente nela foi elevado a máxima potência. Antes você convidava amigos (que vc fez por terem gosto parecido com o seu) para ouvir música em casa. Hoje, você compartilha as músicas diretamente com quem quiser em qualquer lugar do mundo, enquanto um outro grupo cataloga compulsivamente esse seu conteúdo, seja em tags do Last.FM, em blogs de MP3, comunidades de Torrent, etc. Todo mundo está agindo em cojunto e, ao contrário do que diz o assassino de alguns posts abaixo, em prol da música.

Mas quantos serviços desses existem na internet e qual deles realmente importam? Aqui no Brasil conseguimos listar de cabeça alguns gatos pingados, como o já citado Last.FM e, vai lá, forçando a barra, alguns até podem lembrar do Pandora e iMeem. Mas a lista é bem maior que isso. O site Social Music List faz uma relação da maioria dos serviços disponíveis. São todos endereços onde você pode compartilhar diretamente sua música com outras pessoas. Tem alguns que são revolucionários, apesar de pouco conhecidos, como o Streampad, que deixa online toda a lista de músicas em seu ipod. Já o Contrastream é para os indies mais xiitas, que ainda querem ter o prazer de escutar aquela banda que ninguém ainda ouviu falar. E, se virar sucesso, tem até um botão lá para você denunciar.

Tem mais. Tem site que deixa você fazer um broadcast de seu show ao vivo, enquanto outros carregam músicas totalmente de graça para um player que você pode disponibilizar onde quiser. E quando toca lá, o artista ganha uma graninha por isso. Quem ficou curioso, basta dissecar a lista inteira do site.

Random Posts

  • Pop up « Pop up!

    Jun 15, 2009 3 Comentários Se você é um dos 400 assinantes do Pop up via o Feed RSS, gostaria […]

  • Pop up!

    É estranho pensar que “Um pé na meia, outro de fora” é o primeiro disco de Tiago Andrade, o Zé […]

  • Não acredite no hype – Pop up!

    Estou lendo o Pitchfork 500, livro do portal guru da música indie, em ordem aleatória. É a melhor maneira de […]

  • Pop up! » Zé-Cafofinho

    Monday, August 24th, 2009 Zé Cafofinho – o nosso próprio Beirut? – está nos finalmentes para lançar seu segundo disco, […]