Cachorro Grande: Pista Livre « Pop up!

A banda Cachorro Grande, do Rio Grande do Sul, não podia ter escolhido nome melhor para o novo disco, “Pista Livre”. Existe hoje uma certa cumplicidade nacional para que eles se transformem na próxima grande banda de rock do País, da parte tanto dos produtores como da mídia. O momento é o mais oportuno, já que este é o primeiro a ser lançado por um selo de distribuição nacional, que chega com um prêmio Tim de melhor banda independente no bolso.

Com produção de Rafael Ramos, o mesmo que levantou a moral de Pitty, “Pista Livre” mostra um Cachorro Grande diferente do conhecido pelos dois primeiros discos da banda. O som afogado em influências sessentistas continua, assim como os terninhos e boinas no visual dos rapazes, mas agora com um som bem mais nítido, mostrando qualidade de gravação bem superior. Mesmo no disco anterior, lançado pela revista Outracoisa, a produção deixava muito a desejar.

O baixo bem amarrado chega até a ganhar destaque da guitarra Rickenbaker ligada a amplificadores valvulados, instrumentos datados que são assinatura da Cachorro Grande. Em entrevista por telefone, o vocalista Beto Bruno explica que essa evolução foi bem natural para a banda. “Gostamos de bandas que sempre mostravam uma diferença grande entre discos, como o Beatles. Achamos legal seguir a mesma linha”.

As músicas estão mais tranqüilas e menos gritadas do que o Recife conheceu na apresentação do Abril pro Rock em 2003. Momento que, segundo Beto, vai demorar a sair da memória da banda. “Eu preciso voltar urgentemente para o Recife e tomar um caldinho de Sururu! Não sei como estou conseguindo viver sem isso”, brinca. Piadas a parte, o show aqui foi o primeiro publico que a banda conheceu que já sabia cantar as músicas deles.

Das 13 faixas, se destaca “Novo Super-Herói”, uma auto-referência que o Cachorro Grande faz. Na letra, um cara que “tocava numa banda tipo anos 60, comprou uma guitarra e andava de lambreta”, é também a mais agitada, que dá sinais que o “clima de lado b” da banda ainda vai demorar a ir embora.

Publicado originalmente em 06.06.05

Random Posts

  • Page 16 — Pop up!

    Andrio, vocalista e guitarrista do Superguidis, nem sabia o que eram os Trending Topics do Twitter quando o terceiro disco, […]

  • Quem ri primeiro ri… « Pop up!

    Não faço mais piadinhas com o clima da cidade. Inventei de sair ontem sem nenhum agasalho e fez um frio […]

  • Pop up!

    Setembro 4, 2007 | Author: Bruno Nogueira | Arquivar em: Coluna O Ibope divulgou semana passada uma pesquisa realizada em […]

  • Volver | Pop up!

    Volver ao vivo no Festival de Inverno de Garanhuns. Foto de Rafa Medeiros O segundo disco da Volver, “Acima da […]