Delays: Faded Seaside Glamour « Pop up!

Quando “Wanderlust”, primeira música do disco “Faded Seaside Glamour”, da inglesa Delays, começa a tocar, já deixa a impressão que o CD chegou para os órfãos do Cranberries. O lançamento é mais uma ótima novidade da Trama, que está trazendo apenas o que o selo inglês Rough Trade tem de melhor na prateleira. Essa surpresa inicial passa rápido, quando se dá uma olhada no encarte e descobre que aquela voz feminina é, na verdade, de um homem chamado Greg Gilbert.

Mas, calma, que androginia não é a praia da banda. Recheado de músicas que excedem na tranqüilidade, o disco, com 12 faixas, faz uma linha de trilha sonora para seriados americanos sobre adolescentes. Sempre com um clima de melancolia cotidiana nas letras e momentos onde a voz de Greg lembra um assobio longo. Tudo muito distante do rock britânico que domina hoje o que deve ser feito para música vender. Talvez por isso, “Faded…” tenha passado tão despercebido e só chegue no Brasil com quase dois anos de atraso.

A segunda música, “Nearer Than Heaven”, é dessas bem chorosas, que refrão e estrofes não saem por nada da cabeça. Faz apertar o botão para voltar a faixa, antes de dar seqüência ao resto do disco. Em outros momentos, o disco perde um pouco o foco e começa a parecer repetitivo, mas Greg aproveita para dar uma engrossada no timbre e simular um segundo vocal. A salvação chega em “Stay Where You Are”, com guitarra mais pesada e repetição bem dançante.

O Delays é uma dessas presenças obrigatórias em qualquer coleção. Não para fazer pose que conhece banda estranha, mas porque as músicas tem lugar certo em qualquer momento do dia. Para dar um contexto melhor, a gravadora Rough Trade também lançou, no passado, vários discos do Belle & Sebastian. Se o estilo agrada, é mais um motivo para ter em mãos este lançamento.

Random Posts

  • Móveis Convida « Pop up!

    Apr 09, 2009 9 Comentários O Móveis Coloniais de Acaju nunca foi exatamente o modelo de banda que a gente […]

  • Pop up!

    O livro “Noites Tropicais” do jornalista Nelson Motta seria, a princípio, uma biografia do músico Tim Maia. Com a não […]

  • Operação intervenção « Pop up!

    Da coluna Ressaca. Publicada no site Giro Cultural Outro dia eu escutava um sampler da música “Imagine”, de John Lennon, […]

  • OMB « Pop up!

    Sep 24, 2007 9 Comentários A assessoria de imprensa do Tim Festival é uma das mais legais de todas. Sabe […]