Entrevista: Silvério « Pop up!

Jogado por cima da mesa levemente desarrumada de Lula Queiroga, o livreto chamou a atenção de Silvério Pessoa, por acaso de passagem na casa do amigo. Cordel de Bráulio Tavares, que também por acaso vem com a história “parece que é rock” encartada sob o título “Cabeça Elétrica, Coração Acústico”. Acabou virando o nome do novo disco do músico que, depois de mais uma temporada extensa na França, faz o lançamento oficial hoje à noite, na loja Passa Discos.

“Essa experiência com a França me deixou chapado”, Silvério comenta empolgado. “Conheci uma galera grande que não mora onde nasceu e eu vejo essa migração também no som, com essa mística de mudar de lugar para viver melhor e ser mais feliz”. Essa é a atmosfera de seu terceiro disco solo, o primeiro completamente autoral, recheado de histórias de quem volta para casa. Resultado de um ano de produção.

Retorno que, por hora, não sai da cabeça do músico. “Volto para Paris próxima semana para novos shows. Tenho também propostas para ficar por lá direto, mas não é o que quero”. Junto com sua produtora Karina Hoover, ele está procurando lugares onde possa fazer apresentações mais freqüentes no Recife. “Está complicado encontrar lugares de médio porte na cidade”, adianta Karina. Tanto para ela quanto para Silvério, que não toca aqui desde o Carnaval, a solução por hora é fazer aparições mais dosadas.

Talvez tenha passado longe da imaginação de Silvério a ironia em ter escolhido o nome do cordel para seu disco. Assim como na história que ele traz encartada, a música dele, na visão de fora, “parece que é forró”, enquanto na sua terra natal “parece que é outra coisa”. Vantagem grande para ele, na verdade, que consegue manter uma imagem forte no cenário alternativo da cidade, ao mesmo tempo que faz shows ao lado de bandas como Cavaleiros do Forró.

O próximo show na cidade será no Teatro Santa Isabel, nos dias 4 e 5 de novembro. As duas datas vão servir também para captar imagens para o primeiro DVD de Silvério, ainda sem data prevista para lançamento. “Vamos usar também imagens desse próximo show na França no material lançado”, adianta. No pré-lançamento que faz na Passa Disco, o CD estará com preço promocional de R$ 18,00.

VINCULADA – Cabeça Elétrica, Coração Acústico

Elétrico ou acústico, Silvério está com cabeça e coração mesmo no Recife. Nas terras da gente, as brenhas do sertão, boa viagem, boa vista, água fria e tantas outras referências que fazem parte de “Cabeça Elétrica, Coração Acústico”, seu primeiro disco autoral. Músicas que ele canta em nordestino aceito, esperado e mesmo louvado lá fora.

O disco chega na carreira do músico como uma verdadeira celebração. Pelas faixas, passam as vozes de Lula Queiroga, Lenine, Dominguinhos e mesmo Alceu Valença, que tem parceria rara com outros artistas. Mesmo com toda experiência que está reunindo lá fora, o novo trabalho mostra que o interesse dele está mesmo em reprocessar ritmos locais numa batida própria.

Assim ele faz seu próprio forró, melhor representado em “Cipó de Goiabeira”, com ritmo puxado pela poesia, flautas e afoxé bem evidente. Seu pé-de-serra poderia ficar moderno somente com o baixo, mas conta também com efeitos e programação própria. Assinatura de Felipe Machado, que cuidou da produção musical do disco.

Ele chega até a incluir batidas eletrônicas bem sutis, apenas para os mais atentos. Num dos momentos que melhor traduz a riqueza do disco, tudo isso se mistura com pura poesia por cima do silêncio. “Cabeça Elétrica, Coração Acústico”, é de produção independente, mas terá distribuição nacional pelo selo Tratore e já tem contrato também para circular na Europa.

Publicado em 28.09.05

Random Posts

  • Pop up!

    Novembro 26, 2007 | Author: Bruno Nogueira | Arquivar em: Reportagens GOIÂNIA – Numa primeira impressão rápida, passando a vista […]

  • Boombahia 2008: Programação « Pop up!

    Fechando o ciclo dos festivais independentes que acontecem no segundo semestre no Nordeste, o Boombahia divulga a programação de shows. […]

  • Pop up!

    23 Agosto, 2007 21 Agosto, 2007 21 Agosto, 2007 14 Agosto, 2007 12 Agosto, 2007 11 Agosto, 2007 11 Agosto, […]

  • Pop up!

    29 Abril, 2007 29 Abril, 2007 29 Abril, 2007 26 Abril, 2007 25 Abril, 2007 24 Abril, 2007 21 Abril, […]