Gilberto Gil abre Feira da Música Brasil « Pop up!

O Ministro da Cultura Gilberto Gil chegou essa quarta-feira (6) ao Recife para fazer a abertura oficial da Feira Música Brasil, maior evento de negócios de música no país. Acompanhado por uma comitiva formada pelo prefeito João Paulo, o secretário municipal de cultura João Roberto Peixe e pela assessora especial do MinC Paula Porta, ele fez discurto para a imprensa no auditório armado no Terminal Marítimo, ao lado do Marco Zero.

“A música brasileira é uma das maiores forças da música mundial e a maior força da economia da cultura no Brasil”, a afirmativa abriu o discurso do ministro. Sua fala foi pontuada principalmente com vários dados sobre o mercado de música e cultura no Brasil. Trouxe informações como a que o mercado independente já conquistou 40% da parcela total do mercado de música no país.

“As formas de produzir, divulgar, distribuir e consumir música estão em processo acelerado de mudança”, continuou o ministro. Com a frase de imapacto, “momentos de mudanças são momentos de oportunidades” ele anunciou a abertura da feira como um momento para facilitar contatos e promover negócios. A proposta da FMB – que é promovida em parceria com o BNDES, Governo do Estado e pela produtora local Astronave – é criar um contexto que permita mapear melhor a cadeia produtiva de música.

Na rodada de perguntas, entrou como questionamento mais grave a atual situação das rádios, consideradas quase totalmente de fora desta cadeia produtiva. Apesar de não ter resposta ainda consistente para a situação, Gilberto Gil continua apontando interesse do ministério em tentar reverter esta situação junto às empresas privadas.

A Feira Música Brasil acontece entre os dias 7 e 11, com espaço para stands de produtoras, gravadoras e artistas; além de plataformas de palestras sobre importação e exportação de música – uma parceria com o Porto Musical. Paralelo ao evento, o Marco Zero, Arsenal e Teatro de Santa Isabel também oferece uma programação de shows gratuitos.

Random Posts

  • Pop up!

    23 Agosto, 2007 21 Agosto, 2007 21 Agosto, 2007 14 Agosto, 2007 12 Agosto, 2007 11 Agosto, 2007 11 Agosto, […]

  • Hunter Thompson – Reino do Medo « Pop up!

    Em fevereiro, faz três anos que o escritor e jornalista norte-americano Hunter Thompson decidiu encerrar sua vida com um tiro […]

  • Page 179 — Pop up!

    Anunciado desde o começo de 2005 na edição Nordeste do Claro Q é Rock, a banda Rádio de Outono lançou […]

  • Pop up!

    Outubro 23, 2007 | Author: Bruno Nogueira | Arquivar em: Blog O outro post fez tanto sucesso que vou repetir […]