MTV Apresenta Gram « Pop up!

É preciso muito mais que a MTV para fazer um show em DVD de qualidade. Foi necessário uma banda bem nova, com dois anos de estrada, para mostrar isso. De quebra, lançar também o melhor material até agora da série MTV Apresenta, que não conseguia sair do regular. Foi o Gram, de São Paulo, que fez do show no Teatro Santa Cruz uma experiência visual mais que positiva. Música, palco e público, tudo é aproveitado no vídeo.

Assim como todos os já lançados, é um show pequeno, mas diferente deles, o MTV Apresenta Gram sabe como usar isso de maneira positiva. Acontece num teatro, público sentado, sem necessidade de estar sempre à mostra. Não corre o risco de, como já aconteceu, as pessoas simplesmente não dançarem e, paradas de pé, tirarem o ânimo do show. Deixa a empolgação a cargo da banda, visivelmente feliz no palco já em “Sonho Bom”, música que abre a apresentação.

O palco ilumina para mostrar o cenário inspirado no clipe de “Você pode ir na janela” (o clipe do gatinho, como ficou conhecido), com um telão logo acima da banda. Em algumas músicas, o Gram faz projeção de imagens, animação e clipes, formato que faz sucesso lá fora, mas quase nunca é aproveitado aqui, mesmo por bandas de grande porte no país. A experiência aumenta ainda com a iluminação, que parece ter inspirado a MTV a fazer, pela primeira vez, planos mais ousados.

O Gram ainda tem um caminho complicado pela frente. Precisa se livrar de um desmerecido “estigma de Los Hermanos” que afasta o público mais cético de sequer conferir as outras músicas da banda. Eles mostram os primeiros passos neste DVD, que tem no repertório músicas com uma pegada mais rock que já estão circulando nos shows e devem entrar no segundo disco. Mesmo esses mais chatos vão ter que ceder ao fato que o material tem qualidade.

A banda, que é formada por designers, sempre teve um cuidado visual muito grande nos seus trabalhos e dá a lição que o artista também precisa queimar um pouco os neurônios para fazer um DVD decente. O Gram faz isso muito bem e mostra preocupação também no repertório. É um show com ritmo, mesmo com músicas de harmonia distantes. Consegue se resolver bem nos 40 minutos que pede da atenção do telespectador.

Publicado originalmente em 27.08.05

Random Posts