Música e política « Pop up!

Apesar de não ser dito oficialmente, o período de propaganda eleitoral já começou. No Recife – e região metropolitana em geral – já é lugar comum usar a música para reunir público jovem e, sob o disfarce de show, tentar conquistar alguns votos. Este fim de semana, por exemplo, já teve um. Tudo normal, até ai. Não é nenhuma novidade e também não é lendo um texto curto desses que vai criar consciência de não votar influenciado.Mas é incômodo ver como alguns grupos conquistaram seu público através de discurso político e, justo nesse período, se rendem a eles para fazer esses shows disfarçados de comícios. No já citado show do fim de semana, por exemplo, patrocinado em parte por um partido de direita, uma banda que até gravou no disco seu protesto estava lá, militando por quem antes chamou o inimigo. Misturar música e política é sempre assim, complicado. Pior que votar num candidato desonesto, é descobrir que a banda com quem você se identificava não dava a mínima para o que estava falando.

Bastidores
Foi no mínimo engraçado ver, no último sábado, um famoso músico local dar a sugestão para o governador Mendonça Filho, do PFL, partido de direita, o nome do vocalista do Mundo Livre S/A Fred 04 para secretário de cultura. Fred, para quem não sabe, já se recusou até fazer show em eventos ligados a política de direita no país.

Maçã
Confirmaram semana passada, por total descuido, um show do Jupiter Maçã no Recife. Será no mês de setembro, num evento de porte médio. Só não pode ser dito ainda qual é o festival. Mas a dica é que esta coluna já revelou mês passado, também em primeira mão, outra atração do evento.

Valorização
Foi anunciado para o São João da Cidade do Recife uma verba de R$ 2 milhões. Mas alguns grupos que estão se apresentando – muitos de nome grande no forró local – comentaram que vão receber de cachê uma ajuda de custo de R$ 1 mil. Isso para dividir numa equipe de cinco a oito pessoas. Assim não dá para acreditar quando falam que estão valorizando a música local.

Random Posts

  • Música ponto BR « Pop up!

    A turma do Sopa na Rede Filmes lançou recentemente o documentário MÚSICA.BR, que fala sobre a relação de música e […]

  • Pop up!

    De braços abertos em pose de cristo, usando uma manta bege, colares e seu tradicional óculos escuros, Otto coloca Pernambuco […]

  • E o novo do Franz Ferdinand? « Pop up!

    Alex Kapranos já andou espalhando por ai que o próximo disco vai se chamar Tonight. Enquanto não sai a cobetura […]

  • Pop up!

    29 Abril, 2007 29 Abril, 2007 29 Abril, 2007 26 Abril, 2007 25 Abril, 2007 24 Abril, 2007 21 Abril, […]