O conturbado Rei do Pop « Pop up!

“Desde pequeno entendi que se alguém diz algo sobre mim que não é verdade, então é mentira. Mas se alguém diz algo sobre minha “imagem” que não é verdade, então tudo bem. Porque não era mentira, e sim material de divulgação”. A frase, perdida na página 65 do livro “Michael Jackson – a magia e a loucura”,  já é suficiente para explicar uma das posturas mais enigmáticas que a cultura pop já conheceu. Mas não bastou para o jornalista J. Randy Taraborrelli, autor da biografia não-autorizada que é lançada agora no Brasil.

Pode parecer um estilo complicado, mas a biografia deve estar entre os gêneros mais preguiçosos da literatura. Talvez pela sua proximidade com o Jornalismo, onde o autor precisa apenas reunir informações de forma cronológica e colocar alguns depoimentos para deixar o texto mais interessante. Foi a fórmula que Taraborrelli, que assina também a biografia de Madonna e Sinatra, fez questão de fugir em “A Magia e a Loucura”, livro onde destrincha todo o passado do rei do pop.

É necessário destacar que J. Randy Taraborrelli cobriu, durante quase toda sua carreira jornalística, a vida do músico. Ele mesmo lembra, já no prefácio, todas as vezes que precisou fazer alguma matéria sobre o aniversário de Michael Jackson. Nas 600 páginas dessa biografia não-autorizada, ele não se rume apenas a descrever uma das histórias mais conhecidas do mundo da música (já virou, inclusive, série de televisão). Ele cria narrativa e também significado mesmo nos menores detalhes.

Quando, por exemplo, fala que a mãe de Michael Jackson, Katherine, era Testemunha de Jeová, ele explica todos os detalhes e cerimonias da religião. Também desenvolve como isso influenciou em algumas posturas e declarações públicas que o cantor assumiu durante a adolescência. O mais curioso, no entanto, é ver a relação que ele faz entre eventos na vida do músico e algumas letras de sua música. Taraborrelli procura entender e envolver o leitor nessa busca pela personalidade de Michael Jackson.

A maior parte do livro está dedicada à fase dos Jackson Five. Ele reproduz diálogos já famosos entre os súditos do rei do pop e explica algumas de suas relações mais complicadas, como a época em que morou com a diva Diana Ross. Comenta também os principais pontos do contrato que a família assinou com a Motown, um dos piores negócios já feito na história da música, onde Michael Jackson recebia apenas U$ 0,005 por música gravada e lançada. Se fosse apenas gravada, eles não receberiam nada.

Quando chega na fase pós Thriller, disco que marca as mudanças físicas e a consagração como rei do pop, o livro não amansa. Taraborrelli transcreve várias entrevistas antigas que fez com Michael Jackson sobre suas plásticas, sobre as posturas cada vez mais excêntricas e como ele se distanciou do público. Ao contrário da primeira parte, onde ele estende um ano da vida de Michael em 100 páginas, nessa, ele acelera o tempo, pontuando momentos-chave da carreira do astro. Tudo para sobrar espaço suficiente para comentar os escândalos da terceira fase da vida do músico, a fase dos tribunais.

Apesar de longo, “A Magia e a Loucura” é uma leitura rápida. Em parte pela maneira envolvente como Taraborrelli desenvolve os personagens, quase como se os tivesse criado para a história que conta. Também pela maneira inteligente como lida com tópicos curtos, sem cair no risco de ser prolixo. Existe ainda uma folga em dois momentos da história onde são publicadas várias fotos, parte delas do acervo do próprio autor, uma apenas de fotos de infância, outra com Michael Jackson já adulto.

Mas o ponto mais positivo de todo o livro, e que faz dele ser uma obra quase necessária, é a postura pouco ou nada panfletária que carrega. Taraborrelli não se deixa envolver nem pela magia, nem pela loucura de Michael Jackson. Não é um livro que vai determinar se o astro pop é ou não inocente, estranho ou sequer digno da coroa de rei. São entrevistas, somadas com fatos e considerações do autor, que levantam questões para reflexão de cada leitor.

Publicado originalmente em 22.08.05

Random Posts