Pronto para 2009 « Pop up!

Mudar é sempre um processo complicado. Já perdi a conta de quantas vezes eu escrevi isso. Quem acompanha o Pop up já a algum tempo sabe que todo mês de março eu faço uma reformulação completa do site. No primeiro ano, na verdade, isso aconteceu diversas vezes. O que é normal, já que ainda estava me adequando ao novo espaço e vendo o que podia ou não fazer. Compensou, porque tenho cada vez mais certeza que estou no formato ideal.

Por isso que, dessa vez, as mudanças foram mais sutis. Voltei a usar meu antigo logo, mais robusto, já que o outro – como disseram várias vezes – era “muito frágil”. Dei uma organizada na estrutura para que o Pop up possa receber mais publicidade. Seja de adsense do Google ou de campanhas de outras empresas. Decidi experimentar essa parte da web da qual eu ainda era – e ainda sou – completo analfabeto. Fiz US$ 10 de adsense em quase três meses, o que deve ser um recorde de lentidão.

Agora tenho aqui um calendário permanente dos Festivais Independentes (de longe a área mais acessada do site), com contagem regressiva, link direto e informações específicas quando o evento chegar mais próximo. Enterrei a seção “Novas bandas do Recife” e, em seu lugar, criei o “Banda da semana”. A The Name foi a feliz cobaia que ficou em destaque até eu terminar todas as reformulações, mas eles já saem dai na quarta-feira, dia que será usado para atualizar o espaço.

Um dia antes, na terça, eu subo o Popcast. Meu antigo podcast agora reformulado – antes eu não falava, apenas tocava as músicas – com notícias e músicas exclusivas do cenário indepedente. Amanhã, a edição de número 9 vem com uma inédita do Mundo Livre S/A. Como a parte de downloads fez sucesso, então decidi também adicionar os arquivos mais baixados. O que levou a um fato interessante: livros fazem mais sucessos que discos aqui.

A partir deste ano eu também decidi fazer algo que me recusava até então. O Pop up passa a publicar publieditorais – ou posts pagos – intermediado por agências de publicidade. Todos os textos dessa natureza são avisados aos leitores através da seção e tag Publicidade. É uma das experiências de rentabilidade que quero por em prática aqui. De toda forma, ainda estou sendo restringivo a posts que não falam sobre música.

Tudo isso fecha o pacote 2009 do Pop up, que agora mudou seu “tagline”. Deixou de ser “Música e Cultura Pop” (algo que realmente nunca foi) para “Música e Mercado Independente”. O cenário dessas bandas, selos e festivais vira prioridade oficial no conteúdo aqui. Algo que não é encontrado com facilidade em outros blogs / sites. Conteúdo que agora integra o portal Yahoo Brasil (através do Yahooposts, projeto que integra os 100 blogs mais relevantes do Brasil) e o MySpace Brasil. Ou seja, o Pop up não está apenas mais aberto para anuncios, como também para parcerias.

Tem mais novidades. Algumas já prontas. Mas só vou deixar para falar delas quando estiverem efetivamente no ar, para não pagar de político e me esquivar com promessas. O ano, para mim, começa agora. Então, feliz anovo para vocês.

Random Posts