Próxima fase « Pop up!

Foi dado um puxão de orelha forte nos festivais independentes nessa última semana. Desde a fundação da Abrafin (associação nacional deles) que foi criado o mote de que a nova música do Brasil passa pelos festivais independentes. Verdade, mas parece que os mesmos ainda estão com dificuldade de impulsionar uma banda ao próximo nível. Na última semana, a banda Terminal Guadalupe, de Curitiba – já comentada aqui na coluna – entrou nos finalistas para o prêmio Tim de música (ainda o mais importante), o que revelou que estavam sendo sondados pela gigante Universal.

Sem querer soar precipitado, mas se forem premiados e contratados, o Terminal Guadalupe comprova a teoria. Assim como eles, o Cansei de Ser Sexy, Moptop e Bonde do Rolê foram bandas que, de certa forma, vieram do meio independente e agora estão em outro patamar, seja o de grandes gravadoras ou festivais internacionais. Claro, os festivais independentes tem seus méritos – o Lucy and the Popsonics, que esteve recentemente no Rec-Beat, é um bom exemplo – mas ainda estão em desvantagem no placar.

Coletânea
O coletivo Nordeste Independente lança essa semana, atrelada ao festival que vai acontecer simultaneamente em várias cidades da região, uma coletânea virtual. Distribuída em blogs e sites como o RecifeRock e Trama Virtual, as 20 faixas apresentam novas bandas do Nordeste para os ouvidos curiosos. O anúncio oficial, com endereços para download, deve sair amanhã.

Lançamento
A banda N’Zambi lança o primeiro disco, homônimo, dia 01 de março. Com produção de Ras André, da Ponto de Equilibrio, é um dos raros lançamentos locais no formato SMD. Uma mídia de CD preenchido apenas na área usada pela música, deixando o produto final acessível. Quem for conferir o show da N’Zambi no Clube Atlântico leva o disco para casa por R$ 6.

Random Posts

  • Page 22 — Pop up!

    Esse mês saiu a nova edição da revista eletrônica Ícone, publicada pela Universidade Federal de Pernambuco. Um artigo meio foi […]

  • The Veils: Runaway Found « Pop up!

    Não é justo que “Runaway Found”, novo disco do The Veils, lançado em 2004 e que só chega agora no […]

  • Copacabana Club « Pop up!

    Tenho conhecido cada vez mais bandas legais de Curitiba. A mais recente foi a Copacabana Club. Dica da Alessandra (viu?). […]

  • Retrofoguetes – Chachachá « Pop up!

    Não foi sucifiente para o Retrofoguetes se limitar a ser uma das melhores (a melhor, na minha opinião) banda de […]