Sonic Youth: de graça ainda não dá « Pop up!

Um ano e meio após o lançamento de In Rainbows, a estratégia do Radiohead de lançar o disco inteiro com o preço determinado por cada fã ainda causa ecos quando um artista de porte divulga um trabalho novo. Recentemente, o Sonic Youth rompeu seu maior período de silêncio e entregou aos fãs The Eternal, álbum de número 15 em sua discografia. Em uma entrevista ao jornal inglê The Guardian perguntou aos integrantes porque uma banda tão “para frente” (o termo em inglês exato é “pretty hip”) não está distribuindo sua música de graça.

Kim Gordon, vocalista e baixista/guitarrista do Sonic Youth, comentou: “Acho que isso não foi algo que o Radiohead fez sozinho. Eles bolaram uma estratégia de marketing, mas tiveram alguém para fazer que funcionasse. É algo bem direcionado a comunidade de fãs, mas não atende seus irmãos e irmãs da música, que não vendem tantos discos quanto eles. Faz com que todos pareçam ruins/errados por não oferecer sua música da mesma forma. Foi uma grande plano de marketing e eu gostaria de ter pensado nele! Mas não estamos na posição de fazer isso. Talvez nós ficariamos mais uns dois anos sem lançar algo novo se tivessemos feito isso: é muito trabalho. E vai além do “fazer música” por assim dizer.

Em tempo, The Eternal é disco para quem curte a parte mais garage rock – menos noise – do Sonic Youth. Lembra o Goo e o Daydream Nation em seus melhores momentos. Já está circulando por ai em MP3, mas a banda não o colocou de graça apenas por não ter condições de montar uma estrutura similar a do Radiohad, mas porque esse é um daqueles discos que vale a pena ter na prateleira.

Seção – Blog

Tags: radiohead, Sonic Youth

Random Posts

  • Fóssil cearense – Pop up!

    Então. Sei que a primeira parada dessa turnê de boas bandas começou longe, mas agora já volta para o Nordeste. […]

  • No Ar Coquetel Molotov 2010: Cobertura « Pop up!

    Essa cobertura deveria ter sido publicada, originalmente, no jornal A Tarde. Até agora não tive resposta de porque não saiu. […]

  • Page 147 — Pop up!

    “Homem Inimigo do Homem”, o novo disco do Ratos de Porão que as lojas recebem nesta segunda (19/06), deve ser […]

  • Discos | Pop up!

    Blog Reportagens Discos Downloads Sobre o site e o autor Recebo uma tonelada de discos, baixo outra tonelada. Aqui eu […]