Terceira Edição – História sobre todos e sobre ninguém « Pop up!

terceira-8059782

Recife tem uma peculiaridade no que diz respeito à música pop. A cidade é tão dominada pelas bandas covers – as únicas que tem apresentação constante nas agendas de fim de semana – que o terreno é praticamente inexplorado com algum sucesso por grupos autorais. Uma grande lacuna que a banda Terceira Edição, que lança o segundo disco, percebeu e pretende preencher. Ouvindo os primeiros minutos de “História sobre todos e sobre ninguém“, fica fácil de perceber que eles não terão dificuldades no caminho.

O disco é resultado das novas referências que a banda absorveu no espaço após o primeiro trabalho. Existe, entre as faixas, uma noção de saber exatamente o que se quer das músicas. Eles ganharam em maturidade, melodias e letras, numa postura que ainda é rara até para as bandas de fora do gênero pop. Maturidade justificada no fato que a Terceira Edição parece ter lançado um disco pensando no público e não em si próprio. Conseguir se enxergar fora do palco parece simples, mas é quase o contrário.

“A Grande Chance” aparece como ponto alto desse repertório. Abre com efeitos, que logo são afogados pelas guitarras que envolvem a canção. Ouvindo, fica muito mais fácil imaginar uma situação de show, com pessoas – e até o detalhe dessas pessoas – e suas relações, que pensar na própria banda. Talvez esteja aqui o segredo da fronteira entre bandas autorais do Recife e as rádios comerciais. Um pouco de altruísmo é saudável para perceber que a música faz parte de algo maior.

A Terceira Edição encontrou boas maneiras de divulgar o disco. Montaram um novo site onde é possível ouvir todas as faixas, e fizeram um show no mundo virtual Second Life, na ocasião da inauguração da nova ilha do Recife. Com um disco pop e honesto, podem mirar na noite da cidade para alvos certos, que boa parte do rock independente local ainda negocia tensões. Fora de casa, eles entram num contexto que já é muito maior que a proporção da banda, e ainda vão ter que percorrer muita estrada para chegar a algo significativo.

Random Posts