Tony Parsons atira contra o pop « Pop up!

“Se você não for ver esse show, tudo que posso dizer é que você é um idiota”. São poucos os jornais que têm essa abertura num texto diário do caderno de cultura. Menos ainda são os jornalistas dispostos a assumir uma postura tão contestadora ao próprio leitor. Mas a tirada, junto a perguntas do calibre de “é verdade que você é um cretino arrogante?” servem apenas de tempero no livro “Disparos do front da cultura pop”, de Tony Parsons.

Figura quase folclórica no jornalismo cultural inglês, Parsons ficou famoso não só com seus textos agressivos mas bem esclarecidos, mas principalmente por ter vivido os anos 80, época que mais fez diferença para o rock internacional e nunca perde a morda. Seu livro é a reunião de alguns dos eventos mais importantes da música e cultura pop em geral, como o surgimento do Sex Pistols, a explosão de David Bowie e a polêmica que é o filme “Laranja Mecânica” na Inglaterra.

Os textos fazem do livro fundamental para quem se interessa por música e cultura em geral, mostrando o olhar da época na grande mídia internacional. A escrita de Parson não envelheceu nesses 20 anos. Muito pelo contrário, continua anos à frente e serve de crítica a um jornalismo preguiçoso, praticado com freqüência cada vez maior na cultura.

O título do livro não chega a ser um exagero. Tony Parsons esteve de fato no front de um pop em excesso. É o principal ponto baixo do livro, que merecia uma introdução explicando o contexto em que cada matéria foi publicada originalmente. Perde-se um pouco da importância do primeiro registro de artistas como Kylie Minogue, afinal, nem todos os personagens conseguiram manter a fama e sobreviver no século XXI.

Como ponto mais que alto, o livro encarta uma entrevista feita na segunda-feira seguinte ao fim de semana do suicídio de Kurt Cobain, vocalista do Nirvana. Uma entrevista menos polêmica, mas bastante importante que Tony Parsons conseguiu fazer com exclusividade com a mãe do músico.

Publicado originalmente em 31.10.05

Random Posts

  • O som do Pasquim « Pop up!

    A simples idéia de um bate papo entre Ziraldo e Chico Buarque já parece ser algo inspirador. Pensar, então, que […]

  • MP3 | Pop up!

    Blog Reportagens Discos Downloads Sobre o site e o autor 15/09/2010 Dizer que o Brasil ainda engatinha no que diz […]

  • Pop up!

    29 Abril, 2007 29 Abril, 2007 29 Abril, 2007 26 Abril, 2007 25 Abril, 2007 24 Abril, 2007 21 Abril, […]

  • Gabba Gabba Hey! « Pop up!

    Olha o presente que eu ganhei ontem: Agora me diz se eu não tenho a melhor namorada do mundo? =) […]