Rede social 3.0 « Pop up!

Notícia mega que passou despercebida essa semana. O MySpace anunciou que aderiu a portabilidade dos dados. Isso significa que você precisa fazer cada vez menos cadastros para participar de vários serviços na Internet. Nesse caso, a maior rede social do mundo – que também é a maior rede social de música – se junta ao Twitter, Yahoo, eBay, Facebook e Google. Numa tentativa [pra lá de otimista] de prever o futuro, o jornal britânico The Times fez um apanhado de como essas redes sociais podem funcionar aliádos a outras duas grandes variáveis da equação: os GPS e os dispositivos móveis.

The Future of Social Networking” é gênial de tão simples. Sugere a idéia de que aliado a um sistema GPS você pode entrar num determinado ambiênte – um show, por exemplo – e identificar quem está ali no momento. Ter acesso a seu perfil resumido, seus twitts e por ai vai. Isso não apenas promove uma interação social (afinal, vc vai acabar descobrindo amigos de amigos) como leva o sistema de mediação de cultura ao próximo nível.

Você poderia mapear bandas, cenas e amigos num sistema em tempo real da vida noturna de uma cidade. Parte disso nós já estamos vivendo. Hoje podemos chegar em São Paulo, se conectar e mandar a pergunta via Twitter “onde tem uma festa legal hoje?” e receber uma média de 10 respostas aproveitáveis.  Com essa segunda parte podemos encontrar as pessoas que nos indicaram a festa ou até partir de lá automáticamente para outro lugar.

Claro… isso abre o precedente para uma super teoria de conspiração e paranóia de perseguição. O problema dos stalkers de orkut que são tão comuns no Brasil elevados a máxima potência. Mas ai é conversa para outra hora.

Seção – Blog

Tags: internet, myspace, Redes Sociais, Twitter

Random Posts

  • Rebobinando o pop « Pop up!

    Rebobina – Mi Casa Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. […]

  • Coluna Social « Pop up!

    “Dia desses”… Hermano Vianna, Arto Lindsey, AfroReggae, Vítor Araújo… e Ed’Obrien, do Radiohead, de bobeira pelo Rio de Janeiro. Será […]

  • Pop up!

    Da coluna Ressaca. Publicada no site Giro Cultural Uma das partes menos glamourosas do cotidiano de quem escreve sobre música […]

  • Dez anos de brega no Recife « Pop up!

    Essa foi importante. Descobrimos o dia do primeiro show de brega no Recife! Quem ligar a TV ao meio-dia, horário […]