A Bahia tem uma boa tradição em videoclipes. Esse ai da Pitty, da música Memórias, foi dirigido por Alexandre “Xanxa” Guena e Ricardo Spencer e ganhou um prêmio Multishow e um VMB. Antes de serem uma dupla premiada, eles ainda dirigiram clipes do Pelvs, Cigarretes e toda uma antiga geração indie do Brasil. Fora, claro, das próprias bandas baianas. Não é por acaso que a cidade tem sua própria mostra competitiva de clipes, com direito até a Marina Person na apresentação e Carlinhos Brown no público da última edição.
Agora, Xanxa – essa figura da foto acima – ministra uma oficina totalmente gratuita de videoclipes, batizada de “Geração Bit“. Com duração de três meses, vão passar desde outros realizadores bem cotados, caso do próprio Spencer, como pensadores do formato clipe, caso do pesquisador Arlindo Machado. Só a oportunidade de contato com esse pessoal já é grande coisa, mas quem fizer a oficina, que tem 96h de duraçã0, ainda receberá uma verba para produzir, em grupo, cinco videoclipes de algum artista local.
Os critérios de escolha dos 15 selecionados, assim como as bandas que serão trabalhadas, estão todos explicados no blog oficial da oficina. Onde também tem o formulário para inscrição que, por sinal, vai até dia 30 deste mês.