Belle and Sebastian – The Life Pursuit « Pop up!

Podem até dizer que, num sentido pejorativo, o Belle & Sebastian é uma banda fofa, mas é fato que ela nunca teve uma atmosfera muito feliz. Por trás da cara de bons moços dos ingleses e do encanto que é a voz Sarah Martin, sempre estiveram espaços para as sentenças diretas “já fui feliz um dia”, “era uma garota abusada”, “a garota errada” e tantos outros pessimimos. Eles estão mudando isso. “The Life Pursuit”, sexto da banda (sétimo para os fãs mais obsessivos, que contam também com uma trilha sonora feita pela banda), deve ser o disco mais otimista deles.

Lançado nos Estados Unidos em janeiro, o disco chegou só agora no Brasil via gravadora Trama. É um atraso bem saudável. Dois veículos de grande circulação chegaram a mudar de opinião sobre ele, atropelados pela pressa de noticiar logo o lançamento. Um dos motivos é que o Belle e Sebastian está no filão das bandas que podem se permitir serem pirateados à vontade. Seus fãs formam quase um culto religiosos e, cedo ou tarde, vão acabar comprando o disco. Todo cuidado é pouco ao opinar para um público fervoroso.

Ouvindo sem pressa, “The Life Pursuit” é um disco com vários motivos para ser muito bom. Os motivos estão todos escondidos após a primeira faixa, “Act of the Apostle”. É a prova de fé . Quem passa por ela, encontra uma melodia viciante, alegre e que pode ser identificado como sendo o Belle & Sebastian até de ouvidos tapados. “Another Sunny Day” é o começo desse novo otimismo da banda. “Você passou direto do meu olhar / eu me pergunto porque / mas nem reclamo / por favor faz isso de novo”, cantado num agudo apaixonado.

Se você for fisgado pelos versos, todo o restante do disco é de uma alegria enorme. “The White Collar Boy” e “The Blues are Still Blues” são para trilhas da melhor seção de amigos em casa, jogando pura conversa fiada fora. Esta última vem ainda com um dos melhores refrões do pop inglês do semestre, que diz “deixei minha roupa suja na lavanderia / você pode deixar um pouco de dinheiro lá / fazer uma pequena aposta”.

“The Life Pursuit” é pontuado por momentos que lembram o Belle & Sebastian dos discos anteriores. Não parecem estar lá para acalmar antigos fãs, mas sim para marcar um momento de transição da banda. O disco não é a reinvenção do septeto ingês, é apenas a necessidade de cantar acordes mais altos, com um leve clima de redenção “em busca da vida” (tradução do nome do disco). A sonoridade deles ainda é aquela mesma datada, cheia de referências folk e estética dos ano 60.

Belle & Sebastian – The Life Pursuit
Gravadora: Trama
Preço: R$ 32,90 [compre aqui]
Escute: The Blues are Still Blues

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Random Posts

  • Desabafos do Doutorado I « Pop up!

    Anton Ego. O crítico gastronômico da animação Ratatouille “De muitas maneiras, o trabalho de um crítico é fácil. Nós arriscamos […]

  • Talles Lopes « Pop up!

    Jan 03, 2011 85 Comentários A Associação Brasileira dos Festivais Independentes (Abrafin) tem uma nova gestão, pela primeira vez, desde […]

  • Aleatórias do dia 2007-10-27 « Pop up!

    Gael tá assistindo o show de Bjork do meu lado… milhões de fotos minhas de papagaio # o show da […]

  • Pop up!

    29 Abril, 2007 29 Abril, 2007 29 Abril, 2007 26 Abril, 2007 25 Abril, 2007 24 Abril, 2007 21 Abril, […]