FIG 2005: Primeiro fds « Pop up!

GARANHUNS – O primeiro fim de semana do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) terminou igual o clima nas ruas da cidade. Frio. A maioria dos turistas e visitantes já voltava para casa durante à tarde, deixando o espaço nas praças Guadalajara e Euclides Dourado pouco movimentado. Uma pena, já que o domingo reservava algumas das atrações mais interessantes nos dois pólos durante todo o evento.

Para um público modesto, formado na maioria por moradores locais (que se destacam fácil dos visitantes pela maneira como toleram o frio com roupas simples), Rádio de Outono, Volver e Gilliard foram às opções da noite. No começo da noite, Gina e Inter-Pop e Karla Cibele faziam o começo modesto, atraindo pouca curiosidade das pessoas que não estavam preocupadas em pontualidade.

O carisma dos teclados da Rádio de Outono conseguiu a primeira benção do dia. O público não se intimidou pela chuva fina que vai e vem o tempo todo e ficou ali na frente do palco mesmo. Apesar da energia da vocalista Bárbara Jones, que não para de correr de um canto a outro, o grupo confessou que não estava à vontade com os equipamentos de som. No repertório, tocaram a música recém gravada na coletânea em tributo a Ronnie Von e cover das internacionais Strokes e Supergrass.

A injustiça do dia foi mesmo o Volver. Os rapazes merecem público e atenção bem maior do que tiveram no FIG. É legal ver como o repertório de rock em melhor estilo deles faz muita gente dançar, pular e tentar esquentar a noite. Ganharam até a melhor expressão de diversão que se consegue mostrar num show em Pernambuco, uma roda de pogo colada com o palco. E como os tributos estão em alta entre os independentes, Volver fez o seu a Odair José. Informação em excesso que o público deixa passar fácil.

Uma dica. Quando encerram os shows no Palco Pop, dá tempo de, mesmo andando, conferir a atração final da praça Guadalajara. Depois de Lunno e Sua Gang animar o espaço com o rock da jovem guarda, foi à vez de Gilliard deixar sua assinatura na noite. O cantor fez um show bonito, com repertório bem armado de clássicos para cantar em coro. Ganhou flores e, entre uma música e outra, conversou bem à vontade com todo mundo que estava lá.

A semana promete ser mais tranqüila até, pelo menos, quinta-feira, quando retoma o fluxo de turistas. Até lá, as opções mais interessantes são as oficinas que começam pela manhã, o teatro e o mercado das artes. Hoje à noite o forró toma conta do palco com shows de Geraldinho Lins e Santanna.

Publicado originalmente em 12.07.05

Random Posts

  • Se Rasgum 2010: Programação « Pop up!

    Otto Otto entrou mesmo na roda dos festivais. Com um dos melhores discos lançados ano passado, ele foi do Carnaval […]

  • editorial « Pop up!

    Aug 19, 2009 2 Comentários Existe uma regra geral na música brasileira que manda você desconfiar, o máximo possível, de […]

  • Efeito Arco-Íris – Pop up!

    Considerando o sucesso da iniciativa da banda Radiohead, a conseqüência foi quase inevitável. Nos últimos três meses que seguiram o […]

  • Grito coletivo « Pop up!

    O Grito Rock, considerado por alguns o maior festival independente da América Latina, começa a tomar forma já no primeiro […]