Tim Maia – Racional | Pop up!

tim01-1149003

O livro “Noites Tropicais” do jornalista Nelson Motta seria, a princípio, uma biografia do músico Tim Maia. Com a não autorização da família, acabou virando um apanhado geral da música brasileira da Bossa Nova ao rock dos anos 80. Mesmo assim, “o síndico”, está presente em todos os momentos, mesmo antes da estréia como cantor. A exceção é o começo da década de 70, onde Tim aparece em duas breves linhas durante uma discussão com Raul Seixas. Era sua “fase racional”, quando ele entrou na “seita” Universo em Desencanto.

O resultado dessa época foi um disco que leva o mesmo nome, “Racional”, que está sendo relançado agora pela gravadora Trama. O carater religioso e panfletário fez com que Tim e seus amigos próximos, como Nelson Motta, se esforçassem para esquecer o período. Mas o destino quis o contrário, e o disco virou culto entre fãs não só de Tim Maia, como da boa música brasileira. A tiragem pequena não foi problema, Racional foi um dos primeiros discos nacionais a serem distribuidos em larga escala pela Internet.

A história do “Tim Maia Racional” veio por acaso. “Os anos 70 foram uma loucura, a gente era avoado, maluco e ninguém era religioso”, lembra Paulinho Guitarra, que tocava com ele na época. “Um dia, em 74, o Tim me chamou para a casa do compositor Tibério Gaspar, querendo me mostrar um negócio”. Quem acompanhou também foi Serginho Trombone. “Quando a gente viu aquele livro falando do início da humanidade e de onde veio tudo, todo mundo ficou amarradão”.

O tal livro é o “Universo em Desencanto”, escrito pelo “Seu Manuel” Jacinto Coelho, que na época Tim Maia dizia ser “o maior homem do mundo”. “Nós fomos na sede e conhecemos o Manuel, que era o guru lá, e já saimos com camisa do grupo e foto do livro”, lembra Paulinho. Eles tinham acabado de encerrar o contrato com a Phillips e assinaram com a RCA (hoje a Sony/BMG) para lançar um disco. Inspirados pelo livro, Tim Maia apagou todas as letras que tinha feito antes de entrar na gravadora e substituiu por pregrações na seita.

“Leia o livro”. A nova palavra de ordem estava em praticamente todas as músicas do disco duplo. “Nessa época, a gente só se apresentava propagando a seita, não tocava mais as outras músicas, todo mundo sempre de branco”, lembra Serginho, que passava a ser chamado de Serginho Racional. “A gente ficou com famade chato, quando chegava com a camisa branca, já falavam ‘xi, lá vem os caras, vamo sair fora’”, lembra Paulinho, hoje com muito bom humor. A chatice, entretanto, fez a RCA encerrar o lançamento do disco e o contrato com a banda.

Independente, Tim Maia transformou o estúdio que tinha montado num sítio em sua gravadora. Nesceu a Seroma, sigla de Sebastião Rodrigues Maia (nome verdadeiro de Tim), onde o “Racional” foi editado e, finalmente, lançado. “Tim batia de casa em casa com o disco e panfleto na mão”, lembra Serginho. “Por isso a tiragem foi tão pouca e o disco ficou raro”, completa. Paulinho ainda tem o dele em vinil, “fica guardado na discoteca do Ed Motta”, revela. Paulinho faz parte da banda do sobrinho de Tim Maia hoje.

tim02-2257910

O sucesso do Racional veio mesmo, de certa forma, graças a seita. Tim Maia estava “no caminho do bem”, tinha largado as drogas e bebidas, por isso tinha a voz e disposição na potência máxima. Em homenagem a essa boa fase sonora, a Trama deixou que as faixas se repitissem com o ruido original dos discos de vinil. Apesar de toda boa consideração que a gravadora teve com o elogiado trabalho, não sabe ainda se o volume 2 do Racional será lançado em CD. É rezar para o universo racional, pedindo que sim.

Tim Maia – Racional Gravadora: Trama Preço médio: R$ 30

Para comprar: Submarino

Random Posts

  • Autoramas @ Festival DoSol 2010 « Pop up!

    Autoramas ao vivo no DoSol 2010. Foto de Rafael Passos São quase 15 anos de Autoramas. Nessa altura do campeonato, […]

  • Pop up!

    29 Abril, 2007 29 Abril, 2007 29 Abril, 2007 26 Abril, 2007 25 Abril, 2007 24 Abril, 2007 21 Abril, […]

  • Pop up!

    21 Agosto, 2007 21 Agosto, 2007 14 Agosto, 2007 12 Agosto, 2007 11 Agosto, 2007 11 Agosto, 2007 11 Agosto, […]

  • Pop up! » Recent Links » April 2007

    Links Vamoz → Ótimo site de uma das bandas mais “rrrock” do Recife, lançada pela Monstro e FireBaby Records Wry […]