indie | Pop up!

  • Blog
  • Reportagens
  • Discos
  • Downloads
  • Sobre o site e o autor

12/05/2009

Email triste enviado pelo Rodrigo Lariú ontem, avisando que faleceu na segunda-feira o Fábio Leopoldino, 46, ex-vocalista das bandas Eterno Grito, Stellar e Second Come. Essa última, que você pode ouvir no clipe acima, é o verdadeiro marco inicial de toda cena indie no Brasil. Cheguei até fazer uma referência ao nome da banda aqui recentemente, como trocadilho para anunciar o retorno de Messias Bandeira (brincando de deus).

O Second Come não apenas permitiu que existisse uma cena que vai de nomes pequenos como Superguidis e Lucy and the Popsonics até a Nação Zumbi e Pato Fu uma existência com seriedade e respeito, como também teve no público dos seus shows as mentes pensantes e formadoras de toda a cena independente hoje como conhecemos. Como pais de nossa geração, eles foram os mais afortunados até agora em toda essa história. Faziam as melhores bandas e, sem a pressa de hoje, viveram uma época onde era possível se apaixonar por uma música naquele mesmo segundo que a ouvia.

Abaixo, reproduzido o email do Francisco. Baixista do Second Come, que foi quem espalhou a triste notícia para todos:

Estranho isso, mas neste momento, realmente não sei o que faço.

Acabei de receber uma notícia extremamente triste e a única frase que me veio foi o nome desta música.

Hoje, lá pelas três da tarde, faleceu o Fábio Leopoldino. Fábio L., como na época do Second.
Segundo informações de um amigo comum, que foi avisado pela mãe do Fábio, ele teve um infarto e não chegou sequer a receber socorro. Apenas pediu a mãe que ficasse com ele. Poético, como foram suas composições.

Durante alguns anos, após o final do Second Come, fiquei sem falar com ele. Vários foram os “motivos” que me levaram a acreditar que eu estava certo. E vários foram os motivos que me levaram a acreditar, depois, que estava errado.

Quando voltamos a conversar foi ótimo. E libertador.

Mas agora não valem mais as palavras.

Apenas peço que os que o conheciam, pessoalmente ou por suas músicas, desenhos, contos, etc. lembrem dele agora de uma forma boa, com aquele pensamento bom que poucas vezes temos na vida. E que essa luz o ajude nesta passagem.


F. Kraus

A maior influência direta do Second Come, ainda em atividade, talvez seja o própria Midsummer Madness, selo / zine / empreitada do Lariú. Nada mais justo, em homenagem, ele disponibilizar lá o download da discografia completa da banda carioca.

Written by Bruno Nogueira 3 Comments Posted in Blog Tagged with indie, Second Come 02/02/2009

O Wry anda inspirado. Talvez pela aguardada nova turnê que eles começam a fazer no Brasil em Abril, ou pelo próximo novo disco que deve sair no meio da empreitada. Após a homenagem que fizeram as várias bandas independentes que os influênciaram no National Indie Hits, que deve ter lançamento em outubro desse ano, eles agoram tiram o chapéu para o Jesus and Mary Chain.

Eles gravaram o hit Some Candy Talking para a coletânea Never Lose That Feeling, lançada pelo selo inglês ClubAC30. A lista de convidados reúne a nova cena indie britânica, onde o Wry anda cada vez melhor, que já desovou nomes como o Rakes e The Subways. Aliás, dá uma lida na lista de agradecimento dos primeiros discos dessas para ver quem aparece.

E enquanto a coleta não chega aqui, vocês podem ouvir a participação do Wry abaixo:

Wry – Some Candy Talking (Jesus and Mary Chain Cover)

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Written by Bruno Nogueira No comments Posted in Blog Tagged with indie, inglês, Jesus and Mary Chain, Wry 14/11/2008

Só para deixar com um pouquinho mais de vontade de ouvir o National Indie Hits, que o Wry vai lançar em breve, ai tem mais uma música. Agora com eles tocando Loveless do Pelvs.

Wry – Loveless (Pelvs cover)

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Written by Bruno Nogueira 2 Comments Posted in Blog Tagged with indie, pelvs, Wry 01/06/2008

Clipezinho simples e divertido do meu segundo novo vício. O primeiro, MGMT, impressionantemente não tem clipe para a música Kids.

Written by Bruno Nogueira No comments Posted in Blog Tagged with indie, Vampire Weekend, video 15/04/2008

Ensaio de música nova do próximo disco do Franz Ferdinand

Written by Bruno Nogueira 1 Comment Posted in Blog Tagged with Franz-Ferdinand, indie, video eu-1271933 Jornalista, professor, pesquisador e pai. Música, mídia, redes sociais… e boa gastronomia! 🙂

Random Posts