Instrumental | Pop up!

  • Blog
  • Reportagens
  • Discos
  • Downloads
  • Sobre o site e o autor

13/09/2010

tourton-1542818

Pensando no que falar sobre o lançamento do disco da Banda de Joseph Tourton, fui buscar o histórico de passagens deles aqui pelo blog. Ainda em 2008, quando surgiram no Microfonia, foram finalistas com outras 15 bandas novas do Recife. Nesse curto espaço de tempo de dois anos, pelo menos dez grupos da lista encerraram atividade. Algumas outras, seja por azar ou algum outro motivo, não chegaram a dar nenhum passo adiante de onde estavam. Isso diz muita coisa sobre a cena de uma cidade e porque algumas bandas dão certo e outras não.

Apenas dois anos se passaram e, daquela lista inteira, talvez por exceção da Candeias Rock City, a Banda de Joseph Tourton de hoje parece ter uns dez anos de experiência a frente de todas. O disco deles chega em formato virtual, onde você pode baixar inclusive as faixas abertas para remix. Algo quase nunca praticado nesse mundo pós-Creative Commons. Tem participação dos Mombojós, os metais do Móveis Coloniais de Acaju e Vitor Araújo. Uma mistura de quase tudo que presta hoje no independente nacional.

A produção de Felipe S e Marcelo do Mombojó poderia soar perigosa, já que antes o som da Tourton já mostrava uma influência pesada do grupo. Mas, pelo contrário, eles conseguiram ajudar a nova banda a lapidar uma identidade própria em cada música. Se antes dizia que a banda soava como X ou Y, a partir desse disco é capaz de vislumbrar que novas bandas vão surgir inspiradas por Joseph Tourton. Além disso, eles trazem uma contribuição fundamental para a cena instrumental nacional, que é saber soar experimental, sem ser cansativo, chato e complicado. Existe uma amarra pop por trás de tudo, que faz a degustação de cada faixa ser bem mais prazerosa.

O disco tem patrocínio da Petrobras. Por sinal, fiz parte da comissão desse edital e, vendo o resultado, fico feliz de ter contribuído para algo tão positivo. Tomara que os outros contemplados cheguem nesse mesmo nível. As músicas, fotos e demais novidades estão no novo site da banda: www.josephtourton.com.br

Written by Bruno Nogueira 8 Comments Posted in Discos Tagged with A Banda de Joseph Tourton, Instrumental 30/06/2009

retrofoguetes-8924964

Não foi sucifiente para o Retrofoguetes se limitar a ser uma das melhores (a melhor, na minha opinião) banda de Surf Music do mundo. O novo disco do trio baiano, ChaChaChá, mostra algo que parece natural para quem já acompanhava o desempenho deles no palco. Após cinco anos de espera, o segundo trabalho da discografia deles agora traz uma banda que é fluente em vários outros ritmos, que vão do tango a músicas que fazem referência direta ao axé music, honrando num passo ousado a terra pátria de Morotó Slim, CH Straatmann e Rex.

Continue reading →

Written by Bruno Nogueira 11 Comments Posted in Discos Tagged with Bahia, ChaChaCha, Instrumental, retrofoguetes 01/06/2009

Á ótima O Garfo, de Fortaleza, finalmente vai fazer sua estréia em EP. O primeiro single deles Al Patino, vai ser lançado para download na próxima quarta-feira pelo selo Midsummer Madness. A banda já deu um giro rápido em algumas capitais, criando expectativa bem positiva por quem viu as apresentações ao vivo. Formada por metade da experimental Fóssil, O Garfo conquista a atenção ao seguir um caminho contrário, com formato mais pop. Enquanto não sai o download, fica o streaming da faixa:

O Garfo – Al Patino

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Written by Bruno Nogueira 7 Comments Posted in Blog Tagged with fortaleza, Instrumental, O Garfo 01/06/2009

São Paulo sempre é um pouco devagar para entrar nesse formato dos festivais independentes – em parte pelo circuito grande de shows no fim de semana que tem por lá – mas, quando faz, é sempre matando a pau. Uma das idéias mais legais que surgiram em 2007, está de volta agora finalmente para a segunda edição. O Produto Instrumental Bruto, como o nome já dá dica, são cinco noites só com bandas instrumanteis, selecionando o que tem de melhor no país. De Retrofoguetes a Chimpanzé Club Trio (na foto acima). Será entre os dias 8 e 12 de julho, no Club Belfiori – o CB Bar.

A programação deste ano será com as bandas Aerotrio, Chimpanzé Clube Trio, Elma, Fantasmagore, Grooverdose, Intravenal Groove S/A, Macaco Bong, Malditas Ovelhas, Retrofoguetes, Reverba Trio, Saunoflex, The Violentures e Tigre Dentes de Sabre (ex-El Toro Trio). Misturas de surf music, stoner rock e black music, entre outros gêneros. O bom é ver que ainda tem muito mais banda que não entrou esse ano (aliás, segundo a produção do evento, foram 104 inscritos esse ano!), dando pano para manga para futuras edições. Só para lembrar, na edição passada participaram do evento nomes como Pata de Elefante, Fóssil e Dead Rocks.

O Produto Instrumental Bruto acontece no formato de competição. As noites são temáticas e os vencedores se tornam atração principal para a edição seguinte. Além das citadas acima, as vencedoras do PIB passado também se apresentam. São Mama Gumbo, Gasolines, Labirinto e Intravenal Groove S/A. A escolha é feita por um juri convidado. Quem quiser saber mais sobre o festival, que ainda vai ter projeção de vídeos e oficinas, acessa lá o site oficial.

Written by Bruno Nogueira 6 Comments Posted in Blog Tagged with Belfiore, Chimpanzé Clube Trio, elma, festival, Instrumental, Macaco Bong, Produto Instrumental Bruto, retrofoguetes, São Paulo 19/03/2009

Duas das melhores bandas instrumentais hoje, o Pata de Elefante e o Macaco Bong, se encontraram no palco do Itaú Cultural em São Paulo. Se uma programação com as duas já é de comemorar, imagina quando ambas tocam juntas e fazem um mashup ao vivo do rock do cerrado com o gaúcho. Já é um dos grandes momentos desse ano, com certeza.

Written by Bruno Nogueira 6 Comments Posted in Blog Tagged with Instrumental, Macaco Bong, pata-de-elefante eu-7143644 Jornalista, professor, pesquisador e pai. Música, mídia, redes sociais… e boa gastronomia! 🙂

Random Posts