Sobre o site e o autor | Pop up!

O Pop up! é um blog sobre música, com enfoque na cena e no mercado independente do Brasil. Ele fala principalmente sobre as novas bandas do país, os selos que as lançam e os festivais onde elas tocam. Geralmente com resenhas, entrevistas e coberturas de tudo que tem a ver com esse universo. Além disso, também trata do mercado de música em geral, falando principalmente sobre relação entre indústria e internet, produção e cadeia produtiva. Em todos esses assuntos, também oferece downloads autorizados de músicas, discos, livros e o que mais for interessante para complementar o conteúdo.

Eventualmente, o Pop up também vai tratar de outros assuntos, mas sempre relacionado a música, como programas de TV, bandas e shows internacionais, discos do circuito mainstream, resenha de livros, filmes e documentários que de alguma forma estejam dentro do contexto. Nos tópicos de indústria, também vai abordar temas como players digitais, telefonia celular, redes sociais e internet em geral.

O blog está no ar desde 2006. Começou como um portfólio para minhas matérias publicadas em jornal impresso. Com o tempo ganhou vida própria e, finalmente, um foco bem mais específico. Hoje, ele trabalha em conjunto com agências de conteúdo como a Riot e Live AD, além de estar associado ao Yahoo!Posts, o canal de blogs do portal que lista os 100 mais relevantes do país; e ao MySpace Brasil, replicando conteúdo também na maior rede social de música do mundo e promovendo eventuais promoções em conjunto. Ele também faz parte do programa de formadores de opinião da Nokia Brasil, uma lista exclusiva que conta com outros 29 blogs.

Sobre o autor

Me chamo Bruno Nogueira, sou jornalista, formado em 2004 pelas Faculdades Integradas Barros Melo de Olinda. Nasci em 1982 em Recife (PE). Nesse tempo, trabalhei no Jornal do Commercio, Folha de Pernambuco e Diario de Peranambuco, além do jornal A Tarde, da Bahia. Sempre na área de cultura, escrevendo preferencialmente sobre música independente. Fiz parte da equipe de implementação do portal Overmundo, representando Pernambuco. Também escrevi para os sites RecifeRock! e Rockpress, além de ter colaborado com as revistas Rolling Stone, OutraCoisa, Bravo, Revista Continente e Coquetel Molotov.

Paralelo ao mercado de trabalho, também terminei uma especialização em Jornalismo e Crítica Cultural na Universidade Federal de Pernambuco. Segui direto para o Mestrado em Comunicação, onde fiz uma dissertação sobre como a internet trouxe mudanças sociais para a o consumo de música na cadeia produtiva do Brasil. Hoje, estou no meio do Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea, na Universidade Federal da Bahia, desenvolvendo uma tese sobre crítica de música. No ensaio dessa vida acadêmica, também dei aula nos cursos de jornalismo, publicidade e produção fonográfica na mesma faculdade particular onde me formei.

Em 2008 eu me afastei das redações para conhecer um pouco do outro lado do processo. Fiz curadoria das bandas independentes na 16ª e 17ª edição do festival Abril Pro Rock, além de trabalhar junto com a produção do evento e sua assessoria de imprensa. Também cheguei a fazer curadorias para a Prefeitura do Recife em um evento de rock que ela promoveu durante três anos, chamado Pátio do Rock.

Estatísticas

O Pop up! recebe uma média de 600 visitantes únicos por dia, que por sua vez geram uma média de 20.000 pageviews por mês, segundo o Google Analytics. Eles gastam um tempo médio de navegação é de 3’26′. O Feed RSS de notícias conta atualmente com 560 assinantes e, no twitter, o site conta com 2.400 seguidores.

Publicidade e ações

Apesar de tratar especificamente sobre música, o Pop up já recebeu ações de diversas marcas, como Coca Cola e Nokia. Entre as ações realizadas em 2009, o Pop up assinou também um podcast semanal para a Cerveja Nobel, produzindo conteúdo personalizado para a cervejaria. Além desses conteúdos, o site já foi convidado a fazer curadorias e seleções de artistas para ações de diversos eventos.

Atualmente, o Pop up suporte os seguintes banners: leaderboard (728×90), sibe banner (300×170) e horizontal (300×600). Entre em contato sobre valores específicos. O blog não faz publieditorais, post-pagos ou nada similar.

Contato

Quem quiser trocar uma idéia ou mandar spam, meu email é bnogueira[@]gmail.com.

Importante: Se você tem ou representa uma banda e quiser divulgar seu material, preferencialmente mande links de MySpace ou Trama Virtual onde as músicas possam ser ouvidas. É melhor do que pedir endereço para mandar algo físico. Aos que fazem questão em mandar, quero lembrar que isso não representa, de forma alguma, obrigatoriedade em ser publicado aqui no site. Para os que mandam em ambos formatos, fica ainda o lembrete que o conteúdo apresentado aqui é formado principalmente pela minha opinião. E eu vou opiniar quando achar que algo relevante for de má qualidade.

Random Posts

  • Malvadeza braba « Pop up!

    Desalma por Priscila Lima Vou correr o risco de ser polêmico aqui e dizer de cara que eu não acredito […]

  • Música Chappa Quente « Pop up!

    Primeiro a gente levou um tapa enorme. O Napster deu evidência e acesso mais fácil ao que já acontecia secretamente […]

  • Page 140 — Pop up!

    Foi divulgado oficialmente hoje, com coletiva no Recife (mesmo tendo sido liberado antes para a Folha de São Paulo, o […]

  • Page 4 — Pop up!

    Mãozinhas para cima para Mayer. Foto de Dudu Schnaider Teve um tempo que eu bocejei forte para aquele papo datado […]